14 setembro 20
Indústria

T

Espanha: produção têxtil recuperou em julho

O Índice de Produção Industrial (IPI) espanhol subiu 1,4% em julho, após nove meses consecutivos em queda (dos quais quatro acima dos 10%). De acordo com dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o IPI geral caiu 6,4% em julho, 12,1% em março 34,1% em abril e 28% em maio.

Na indústria da moda, a evolução da produção tem sido muito desigual. Enquanto os têxteis já estão em fase de recuperação, o vestuário registou uma queda de 23,9%, a menor desde março. Pior ainda está o calçado, que derrapou 31,4% e julho, depois de ter caido 23,9% no mês anterior.

Apenas dois subsetores da indústria da moda aumentaram a produção em julho na comparação com o mesmo mês do ano anterior: a produção de tecidos, com um crescimento de 20,2%, e de malhas, com um aumento de 6,3%.

Os dados espanhóis estão em linha com a maioria dos mercados europeus, que têm vindo a recuperar – relativamente ao mês anterior e não ao homólogo – a partir de julho, o que tem transmitido alguma esperança de que tanto a produção como o comércio tendam a aproximar-se de crescimentos positivos até ao final do ano ou o mais tardar no início de 2021.

Partilhar