11 janeiro 21
Indústria

T

Espanha: produção têxtil recupera 12,2% em novembro

Em Espanha, a produção têxtil recuperou significativamente em novembro, com o Índice de Produção Industrial (IPI) do setor a crescer 12,2% relativamente a período homólogo do ano anterior, revelam dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) do país. É o quinto mês consecutivo em que a produção têxtil espanhola atinge níveis de crescimento homólogo, depois de recuperar em julho (3,2%), agosto (18,5%), setembro (6%) e outubro (3,7%).

Mas nem tudo são boas notícias: o vestuário e o calçados continuaram em declínio. A produção de vestuário acelerou a queda que já tinha verificado em outubro (menos 12,8%), para em novembro cair mais 17.9%.

O IPI para couro e calçados caiu 27,3%, ligeiramente menos que os 30,9% do mês anterior. O calçado é o subsetor da indústria da moda que mais sofre com as quedas, que se verificam ininterruptamente desde janeiro do ano passado.

Por grupamentos de atividade mais específicos,  manteve-se a tendência em relação aos meses anteriores, com fortes aumentos na fabricação de tecidos (46,4%), e quedas drásticas na fabricação de malhas (menos 42,5%).

O IPI geral, por sua vez, moderou a queda em novembro, com uma descida de apenas 2%, quatro pontos a menos que no mês anterior. Descontados os efeitos sazonais e de calendário, a queda foi de 0,9%.

Partilhar