20 julho 20
Beira Baixa

T

Empresários assinam pacto para economia circular

A indústria têxtil é um dos sectores incluídos no Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na região Centro, documento subscrito pela Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) e que junta mais 84 entidades públicas e privadas. Valorização dos resíduos, desmaterialização e ecodesign entre os princípios fundadores.

O documento inclui cerca de 230 acções com estratégias assentes no combate ao desperdício, circuitos curtos, compras circulares, novos modelos de negócio, desmaterialização, ecodesign e eco-concepção, extensão do ciclo de vida, valorização dos subprodutos e resíduos, simbioses industriais, tecnologias digitais ao serviço da economia circular ou uso eficiente dos recursos.

“Os compromissos assumidos pelas entidades signatárias do Pacto Institucional assentam num conjunto de medidas de cariz transformador, cujo objectivo fundamental é a aceleração da região para uma economia de base circular”, refere a AEBB, em comunicado citado pela agência Lusa.

O documento foi assinado entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e 84 entidades públicas e privadas. As propostas incluídas no pacto vão ser monitorizadas por cada entidade, reportando à CCDRC, semestralmente, o ponto de situação das acções a concretizar até Junho de 2021.

Partilhar