15 Abril 21
Sustentabilidade

T

Valérius 360 vence prémio ambiental ‘Inovação em Prevenção’

A Valérius 360, projecto de economia circular do grupo têxtil Valérius, foi distinguida esta quarta-feira com o prémio “Inovação em Prevenção”, atribuído pela revista Exame e pela seguradora AGEAS. A empresa destacou-se na categoria Ambiente, de entre as mais de 100 empresas em competição, pelo seu compromisso com a reciclagem têxtil e o projecto de descabonização até 2030.

“É muito importante para nós este título de confiança. Desde 2017 que temos feito um percurso para mudar o paradigma do sector têxtil, de um sector poluente para um sector que vai diminuir ao máximo a pegada carbónica”, disse o CEO do grupo Valérius, José Manuel Vilas Boas Ferreira, na cerimónia de entrega dos prémios, realizada esta quarta-feira através das plataformas digitais.

Valérius 360 é o nome do projecto circular do grupo Valérius. A empresa de Barcelos, especializada na confecção de vestuário, criou uma fábrica de raiz especializada na reciclagem de desperdícios têxteis e peças usadas e na produção de novas fibras. Um projecto para o qual o grupo orientou um investimento de 20 milhões de euros.

“Temos um compromisso com os nossos clientes e fornecedores de chegar até 2030 ao nível de carbono zero, seja através da eficiência energética ou pela redução de consumo de água e outros consumíveis, seja pela compensação na plantação de árvores. Queremos ser a empresa mais limpa da Europa na área dos têxteis”, explicou José Manuel Vilas Boas Ferreira no momento de receber o galardão.

Os prémios “Inovação em Prevenção” foram criados recentemente pela revista Exame e pelo grupo AGEAS, com o objetivo de distinguir empresas que investem e desenvolvem projectos na área da prevenção, quer no que toca às alterações ambientais, mas também em áreas como a segurança do património, a saúde dos seus colaboradores, ou a protecção para outros riscos de contexto.

Partilhar