29 novembro 21
Sustentabilidade

T

Economia circular induz receita de 600 mil milhões até 2030

De acordo com um estudo da Fundação Ellen MacArthur, os modelos de negócios circulares têm o potencial de aumentar a receita da indústria da moda e, ao mesmo tempo, reduzir o volume de produção de roupas e acessórios. Feitas as contas, áreas como o aluguer e venda em segunda mão podem gerar mais de 600 mil milhões de euros de receita até 2030.

O estudo, denominado Circular Business Models, refere que os modelos de negócio circulares oferecem um potencial muito significativo de aumento de receita, ao mesmo tempo que reduzem o volume de produção de roupa e acessórios. Por outro lado, e se conseguirem ‘educar’ os consumidores nesse sentido – o que está de facto a suceder – as marcas podem contar com essas receitas de forma duradoura, ao mesmo tempo que contribuem para a poupança de recursos naturais.

“A produção de roupa duplicou entre 2000 e 2015, enquanto o tempo que usamos essa roupa caiu mais de um terço; modelos de negócios circulares podem ajudar a reverter esta tendência e a criar uma indústria próspera, que lidere o caminho para enfrentar os desafios globais, como as mudanças climáticas e perda de biodiversidade”, disse Marilyn Martinez, diretora de Projetos da Fundação, citada em comunicado.

Partilhar