12 Março 24
Empresas

Mariana D'Orey

Elas na ITV: A sabedoria de Paula Borges

Com mais de 40 anos de experiência e uma marca de confecção de vestuário para senhora com o seu próprio nome, é em jeito de retrospetiva que Paula Borges reforça a importância do papel das mulheres no sector têxtil nacional, desde as chefias até a cargos intermédios ou outras funções essenciais.

 

Como descreveria o papel da mulher na ITV?

Historicamente a mulher sempre esteve ligada a esta indústria e com o passar dos anos tem vindo a reforçar a sua importância em todos os sectores produtivos. É no sector têxtil que as mulheres ocupam mais lugares de chefia, desde as intermédias até ao topo. O papel da mulher é essencial e de extrema importância para coordenar processos e mapear vantagens competitivas da organização, contribuindo com a sua capacidade produtiva, criatividade, versatilidade e empatia.

 

Que vantagens há em ser mulher na ITV?

Vestindo a nossa elegância enquanto mulheres, sempre versáteis a cada situação do dia-a-dia, permanecemos cada vez mais perto da melhor versão de nós mesmas o que nos torna cada vez mais atentas ao detalhe permitindo adaptabilidade e inovação. Sempre de forma diferente, e a partir da nossa visão única, transmitimos com a nossa capacidade de trabalho com uma imagem de transparência, criando estabilidade e pontos de referência que nos permitem dar seriedade a todo o processo produtivo.

 

Qual o maior desafio em ser mulher na ITV?

As mulheres na ITV são confrontadas diariamente com dinâmicas que nos transportam para a modernidade. A economia circular é uma questão urgente para a ITV, o futuro passa inevitavelmente pela sustentabilidade, através da inovação, capacidade de resolução de problemas, consciência social e ambiental, da inovação e criatividade, da resiliência e determinação e da representatividade e inspiração.

 

Alguma mulher que a inspire na ITV ou no negócio da moda?

Todas as mulheres com quem trabalho e que todos os dias têm a capacidade de inovar e de se reinventarem, a resiliência, a capacidade de trabalho, empreendedorismo, pensamento estratégico, coordenação de tarefas e a inteligência emocional que as caracteriza e que as torna admiráveis.

 

Alguma recomendação para jovens mulheres que estejam a entrar no mercado de trabalho?

Que preservem a sua identidade e respeitem com orgulho a diferença, porque o desenvolvimento é um processo capaz de integrar conhecimentos diversos, com inovação em ambientes cada vez mais dinâmicos e adversos. O conhecimento dos mercados internacionais e do mercado de trabalho enriquecem as empresas com uma perspetiva global, diversificar experiência em outras áreas aumenta a cadeia de valor de todos os intervenientes. Muito paixão, amor, resiliência e perseverança no que acreditamos e defendemos, trabalhar afincadamente e nunca desistir.

Partilhar