26 Outubro 20
Sustentabilidade

T

Economia circular é a prioridade da Valerius HUB

Foi com dois projetos amigos do ambiente que a RDD e a Valerius 360º, ambas detidas pelo grupo Valerius, se apresentaram na conferência Sustainable Fashion Business: a reciclagem mecânica e um novo processo de tingimento com microrganismos serviram de mote para a sessão, que decorreu na passada sexta-feira no âmbito da Lisboa Capital Verde.

“Apresentei, em nome da RDD e da Valerius 360, dois projetos que estão a ser desenvolvidos com um dos nossos melhores clientes e que são um orgulho enorme para nós”, diz Elsa Parente, CEO da RDD, e eleita para conduzir a apresentação no âmbito da conferência Sustainable Fashion Business, projeto da Lisboa Capital Verde.

O primeiro projeto apresentado foi, explica a CEO da RDD, “o Valerius 360, que é um processo de reciclagem mecânica que já temos em produção” e que permite a fiação de algodão reciclado a partir de desperdícios da indústria têxtil e do vestuário e de roupas, novas ou usadas, reintroduzidas no processo de fabrico.

Para além da proposta de economia circular, a sessão do Grupo Valerius ficou ainda marcada pela apresentação de um inovador acabamento. “Trata-se de um processo de tingimento com microrganismos desenvolvido em parceria com a Universidade de Cambridge que reduz o desperdício de água em 90%, uma poupança energética que varia entre 20 a 40% e ainda uma redução da utilização de químicos e corantes que atinge os 90%”, revela Elsa Parente.

Relativamente à iniciativa Sustainable Fashion Business, que reuniu na Academia de Ciências em Lisboa alguns dos principais players nacionais e marcas de relevo internacional ligadas à sustentabilidade, a CEO da RDD congratula-se pela “importância e significado desta conferência”.

“A sustentabilidade é um conceito muito abrangente. Na realidade trata-se de não roubar recursos às próximas gerações. Nós, na RDD, e no Valerius HUB como um todo, estamos empenhados nesse compromisso”, defende Elsa Parente.

Para além da apresentação da RDD/ Valerius 360, a conferência Sustainable Fashion Business destaca-se pelo novo showcase de produtos e conceitos sustentáveis promovido pela ATP e apresentado em primeira mão em Setembro no MODTISSIMO. O evento contou ainda com os contributos das têxteis portuguesas Scoop e LMA, bem como das marcas Pangaia e Farfetch.

Partilhar