08 abril 22
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Ecoinside apoia empresas a alterar paradigma energético

Pioneira na aplicação do conceito de ecoefiência, a tecnológica Ecoinside coloca-se ao lado das empresas para aumentar a eficiência das suas instalações e rentabilizar ao máximo os seus investimentos em sustentabilidade, com principal foco na energia. “Atendendo à questão energética atual, qualquer indústria que se preze tem de ficar o mais autónoma possível”, afirmou Joaquim Guedes ao T Jornal.

O CTO da Ecoinside confirma que uma das formas de o fazer é através da instalação de painéis fotovoltaicos, que permitem “estabilizar os preços e obter um retorno do investimento no prazo de seis anos, em média”. A Bestitch e a Crispim & Abreu fazem parte do leque de mais de 200 clientes da Ecoinside, à qual se juntou mais recentemente também a IDEPA – Indústria de Passamanarias. Todas elas apostando na energia solar como alternativa.

A Bestich instalou 2.238 painéis solares na empresa de Guimarães, que permitem cobrir 30% das suas necessidades energéticas e evitar 370 toneladas de CO2. Já a Crispim & Abreu, especialista em malhas circulares, procedeu à instalação de uma central fotovoltaica com uma potência de 422.52 Kwp, que responde a 18% das necessidades energéticas da empresa e evita 209 toneladas de CO2.

Auditoria energética e redação de relatórios de sustentabilidade são outras das valências que a Ecoinside tem à disposição das empresas: “temos vindo a desenvolver vários relatórios de sustentabilidade, por exemplo no sector automóvel já começam a haver clientes a pedir relatórios aos fornecedores para comunicar a sua pegada de carbono”, exemplifica Joaquim Guedes.

A Ecoinside é também operadora de postos de carregamento, ou seja, implementa postos de mobilidade elétrica. Um dos mais recentes projetos foi a instalação de dois tipos de carregadores para veículos elétricos no edifício de serviços da Associação Empresarial de Portugal (AEP), em Leça da Palmeira – um posto Ultrarrápido (120KW) e um carregador privado para utilização da associação.

“Há que migrar para a mobilidade elétrica, mas há também que perceber e atribuir os custos e as despesas de cada utilizador, e é isso que fazemos, pensamos numa solução integrada”, avança o CTO da empresa. A Ecoinside pode ser, portanto, definida como uma solução chave na mão, uma vez que articula a melhor solução para o cliente e faz também um follow back dos projetos.

As perspetivas para 2022 da Ecoinside são otimistas: “esperamos um crescimento forte, pensamos em triplicar o volume de negócios e também aumentar o número de colaboradores”. Com 16 anos de experiência, a tecnológica com sede em Vila Nova de Gaia mostra-se a solução qualificada e à medida para alavancar o desenvolvimento sustentável do sector têxtil e não só.

Partilhar