18 outubro 22
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Desigual quer alcançar a neutralidade carbónica até 2025

A Desigual pretende reduzir em 65% as suas emissões absolutas de gases com efeito de estufa de alcance 1 e 2 até 2026. Esta iniciativa faz parte do objetivo mais amplo da empresa para alcançar a neutralidade de carbono até 2025, que passa por uma intervenção a vários níveis do processo de produção, todos no sentido da sustentabilidade energética, de materiais e de resíduos.

Para as emissões de alcance 2, geradas pelo consumo de eletricidade, a marca está-se a concentrar no aumento da compra de energia de fontes renováveis e, para as emissões de alcance 3 – provenientes da cadeia de valor – a empresa realiza auditorias ambientais e aposta na melhoria da rastreabilidade e transparência das suas fábricas.

A marca colabora com a iniciativa Science Based Targets, que visa limitar as temperaturas globais em conformidade com o acordo de Paris e anunciou há um mês a sua aliança com o projeto Roadmap to Zero. “Estamos a caminhar para um modelo empresarial que minimiza o impacto ambiental da nossa atividade e isso inclui eficiência energética, gestão de resíduos e utilização de materiais recicláveis, entre muitas outras ações que têm a ver com os nossos fornecedores e cadeia de valor” revela, em comunicado, a diretora de Produto da Desigual, Clara Delmuns.

De salientar que, já em 2021, 84% da energia consumida na sede, centros logísticos e lojas em Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Países Baixos e Portugal era renovável, bem como a Desigual recuperou 97% dos resíduos (cerca de 1100 toneladas) gerados nos edifícios e lojas em Espanha. Em 2021, a sua produção de resíduos foi de 5,6% e, por isso, inferior à de 2020.

A Desigual, marca espanhola fundada em 1984 e com forte presença em Portugal, está presente em 109 países através de uma rede de 393 lojas monomarca e 10 canais de venda e conta com mais de 2.600 empregados. Em 2021, aumentou o seu volume de negócios em 3,4%, alcançando 371 milhões de euros.

Partilhar