Ana Rodrigues
Com recurso à inteligência artificial, a Desigual criou pela primeira vez uma cápsula de vestuário e acessórios que só é comercializada por encomenda. A coleção já se encontra disponível na loja online para Espanha, Alemanha, França e Itália.
Através desta estratégia, habitualmente utilizada por empresas mais pequenas, os clientes da marca poderão adquirir os artigos exclusivamente online e acompanhar o seu processo de produção, estimado em 90 dias. Nesse sentido, “será possível reduzir o stock de produtos e investigar novas formas de chegar aos consumidores, criando quase de forma conjunta”, explicou o fundador da empresa, Thomas Meyer, em comunicado.
Esta iniciativa vai ao encontro das ambições de inovação e desenvolvimento tecnológico demonstradas pela empresa nos últimos anos, como é caso do lançamento, este ano, da segunda edição do seu programa de aceleração de startups Awesome Lab, que há apenas um mês anunciou o nome das cinco empresas participantes.
Fundada em 1984, a empresa catalã está presente em 104 países através de uma rede de 377 lojas monomarca e 10 canais de venda. Com mais de 2500 funcionários, a empresa oferece seis categorias de produto diferentes: mulher, homem, criança, acessórios, calçado e desporto. De acordo com os seus últimos resultados financeiros, a Desigual elevou a sua faturação em 3,4% no exercício de 2021, atingindo os 371 milhões de euros.