06 julho 21
Design

T

Covilhã avança para ser Cidade Criativa do Design da UNESCO

A candidatura da Covilhã à classificação como Cidade Criativa do Design foi aceite pela UNESCO e o processo avança para a fase seguinte. A história têxtil do concelho, o design sustentável e inclusivo e o futuro criativo sustentam o projecto de candidatura, que é coordenado pelo presidente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis da UBI, Rui Miguel.

A aceitação da candidatura foi comunicada no dia 30 de junho à Câmara Municipal, que deu conta de que “a versão final da candidatura foi submetida com sucesso”, acrescentando que a Comissão Nacional da UNESCO “a considerou completa e a selecionou como uma das duas candidaturas nacionais que passam à fase seguinte”.

A autarquia acrescenta ainda que a missiva que comunica a aprovação sublinha a “rica herança cultural e histórica da Covilhã, indissociável do seu património têxtil, da indústria de lanifícios e do pioneirismo no ensino do debuxo, que transformaram a cidade num espaço onde a criatividade é favorecida e o design se tornou um ativo essencial na construção do futuro”.

A escolha do Professor Rui Miguel para coordenar o projecto decorre do seu rico currículo nas áreas que sustentam a candidatura, com destaque para a abertura e desenvolvimento dos cursos de Design de Moda, tendo sido também investigador em engenharia de design e desempenho de tecidos, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian.

Rui Miguel, que integra também o Conselho Consultivo da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, tem ainda experiência profissional na indústria de lanifícios e mantém estreita colaboração com empresas têxteis da região vestuário, tutelando diversos projectos de I&D.

Partilhar