02 julho 21
Tecidos

Cláudia Azevedo Lopes

Com Matteria a Le Europe olha para as marcas mais pequenas

A fabricante de tecidos Le Europe, detentora da marca La Estampa, acaba de lançar um novo segmento de negócio orientado para as marcas de menor dimensão. Chama-se Matteria e para além das preocupações sustentáveis, oferece um serviço 100% digital, pensado para clientes pequenos e médios, que requerem um tipo de atendimento diferente daquele que é prestado aos grandes compradores.

Com quatro coleções anuais, a Matteria apresenta-se como 100% sustentável, tanto nas matérias-primas utilizadas como nos processos de venda dos produtos. “Para o segmento Matteria desenvolvemos uma plataforma digital onde o cliente pode ver os vários tecidos aplicados na prática. Ou seja, no ecrã aparece uma foto de um vestido ou uma camisa com um determinado estampado que vai mudando à medida que o cliente clica nos padrões que quer ver retratados”, explica Gabriela Moreira, representante da empresa.

Este processo, para além de representar uma maior comodidade para o cliente, que pode ver no imediato a forma como o tecido ficará numa determinada peça, representa igualmente muitos ganhos sustentáveis, tendo em conta que dispensa a produção de amostras e de todos os extras que lhes estão associados, como etiquetas com códigos de referências e descrição de matérias-primas.

Mas a preocupação ecológica da empresa não para por aí: todos os tecidos são certificados – seja com Ecovero reciclado orgânico, GOTS,  OEKO-TEX ou  OCS.

Este novo segmento vem complementar o serviço proporcionado pela La Estampa, mais premium e exclusivo e por isso orientado para um cliente maior e mais direcionado para a fast fashion. Com a Matteria, a estratégia da La Europe é abarcar todo o tipo de compradores e proporcionar um serviço mais adequado a cada tipo de cliente.

Cada segmento apresenta uma coleção de tecidos própria – cujos designs são produzidos internamente e maioritariamente de forma manual pelos mais de 30 designers da empresa , apesar de alguns estampados serem comuns às duas marcas.

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