30 janeiro 23
Feiras

T

Têxtil e moda From Portugal em destaque na Milano Unica

O ADN sustentável e criador dos têxteis portugueses estará mais uma vez presente na Milano Unica, que conta com um comitiva From Portugal composta pelas empresas Albano Morgado, Casa da Malha, CFM – Conscious Fabric Makers, Fitecom, Le Europe, Lemar e TMG Textiles/MGL. Na feira que decorre até 2 de fevereiro estarão ainda  Adalberto Textile Solutions, Paulo de Oliveira, Penteadora, Riopele, Somelos e Tessimax.

A Albano Morgado está com expectativas positivas para a Milano Unica, onde apresenta a sua coleção de primavera-verão 2024 que continua “uma aposta sustentável através de algodões orgânicos e linhos”, revela Belmira Rodrigues, gestora de mercados da empresa.

Nascida em 2016 e em estreia absoluta, a Casa da Malha vê na Milano Unica uma forma “de potenciar diretamente as vendas no mercado italiano de média/alta gama”, revela Mariana Moreira, técnica de Comunicação e Imagem da empresa. O objetivo é de dar a conhecer a empresa e estabelecer o maior número possível de contactos, não é só em Itália como ainda para os mercados francês e o nórdico.

A Conscious Fabric Makers – focada “no mercado produtivo italiano e na importância do mercado francês e do mercado nórdico” – mostra uma coleção de jersey que, como revela Francisco Rosas, Head of Design and Business Development da empresa, se subdivide em diversas soluções.

Já a Le Europe, que se estreou no certame em 2022, volta a aceitar estar presente para apresentar a nova coleção SS24. Que apresenta “tecidos reciclados e orgânicos, processos de estampagem e tingimento sustentáveis”, detalha Tatiana Pessoa, representante da empresa. Além destes produtos, Le Europe irá apresentar “a inovadora plataforma digital para desenvolvimento de coleções e atendimento ao cliente”.

A apresentar a nova coleção Primavera-Verão 2024, a Fitecom terá como novidades “as misturas de linho com a lã e outras qualidades ecosustentáveis”, explica João Carvalho, CEO da empresa.

A veterana Lemar marca presença “com um reajustamento às exigências sociais e individuais”, revela Filipe Salgado, comercial responsável pelo mercado italiano. Esse reajustamento implica “cada vez mais a oferta de propostas onde a funcionalidade, a moda e a sustentabilidade estejam alinhados”, detalha.

“Com um conceito de criação mais abrangente e a contemplar a incorporação de novas fibras diferenciadoras, estruturas e acabamentos, em comunhão com o know-how e qualidade TMG”, a MGL irá apresentar desenvolvimento e a inovação que caraterizam a empresa, revela Pedro Silva, R&D Director.

A Adalberto Textile Solutions apresenta a coleção Primavera-Verão 2024 e algumas coleções cápsula do departamento de Inovação. Como explica Tâmara Martins, Acount Manager, “apresentaremos uma série de soluções têxteis como técnicas de estamparia e acabamentos especiais.

A participação das empresas portuguesas PME na Milano Unica é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector Têxtil. Esta feira está incluída no projeto “From Portugal”, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de Internacionalização do Portugal 2030.

Partilhar