T
Os gilets jaunes obrigatórios na bagagem dos automobilistas e celebrizados pelos manifestantes anti-Macron franceses vão ver a sua capacidade de reflectir a luz aumentar imenso se usarem os novos fios feitos a partir de vidro que a Lipaco começou a vender nesta edição da Première Vision.
“Até agora, a capacidade refletora tem sido conseguida por estampagem. Com os nossos fios inovadores, feitos com vidro e não em partícula de vidro como acontecia até agora, essa capacidade pode ser adquirida logo na tricotagem”, afirma Jorge Pereira, CEO da Lipaco.
Outra das vantagens do novo fio de vidro da Lipaco é que pode ser produzido em todas as cores do arco íris, e não apenas em cinzento.
O Heat Fusível é outra das novidades que a Lipaco trouxe a Paris e que tem duas utilidades. São dois fios cuja ação possibilita, através do calor, colar duas peças (“Faz-se a costura e fica colado”) ou separá-las, sem deixar resíduos.
Ainda no domínio térmico, a empresa liderada por Jorge Pereira está a apresentar o acabamento Cold Colour para vestuário que permite às roupas escuras manterem-se no verão tão frescas como as claras, acrescentando-lhes ainda capacidade para refletir os raios ultra-violeta.
“A oferta que trouxemos para esta PV inclui ainda fios biodegradáveis e fios reciclados a partir de plástico”, conclui Jorge Pereira, que acaba de regressar de um périplo indiano em que manteve contactos com alguns fornecedores.
A Lipaco fechou 2018 com um volume de negócios de 2,5 milhões de euros, em linha com o de 2017. “Não vendemos por falta de capacidade de produção”, explica Jorge Pereira. A Lipaco está a concluir um investimento de 1,5 milhões de euros, que lhe aumentará em 30% a 35% a sua capacidade instaladas e que está em fase de testes, devendo estar operacional no próximo mês de abril.