16 dezembro 21
Qualificação

T

Cluster Têxtil e CITEVE no pacto europeu para as competências

O objetivo passa por valorizar as pessoas e de as colocar no centro da competitividade da indústria e assim garantir maior atratividade para o emprego têxtil. O CITEVE e o Cluster Têxtil – Tecnologia e Moda assinaram esta manhã, dia 16 de Dezembro, o pacto europeu para as competências, uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia e coordenada pela Euratex, a Confederação Europeia dos Têxteis e Vestuário, de que a ATP faz parte.

Com este pacto agora assinado, a Comissão Europeia proporcionará a partir do início de 2022 toda a colaboração aos signatários, quer a nível da UE, quer a nível nacional e regional e, em particular, o acesso ao trabalho em rede, ao conhecimento e à orientação e aos centros de recursos. O principal objetivo do acordo é maximizar o impacto dos investimentos na requalificação e melhoria das competências e na formação em novas competências.

Por seu lado, as entidades subscritoras reconhecem o desafio das competências no ecossistema têxtil e comprometem-se a investir na requalificação e atualização dos trabalhadores, integrando competências ecológicas e digitais e melhorando a atratividade do sector. O Pacto para as Competências faz parte da Estratégia Industrial da UE, abordando a competitividade de 14 ecossistemas críticos, incluindo o Têxtil e o Vestuário.

Com objetivos ambiciosos, o pacto reúne a indústria, empregadores, parceiros sociais, autoridades nacionais e regionais, entidades de educação e formação. Estes atores deverão trabalhar em conjunto e investir em parcerias de competências em larga escala, garantir o intercâmbio das melhores práticas e aumentar a atratividade do sector.

São ao todo 118 as organizações que assinaram este pacto europeu para as competências orientado para os sectores do Têxtil, Vestuário, Couro e Calçado, cujas especificidades pode consultar no site do CITEVE.

Partilhar