19 janeiro 22
Indústria 4.0

T

CeNTI tem oito milhões para a digitalização das empresas

São já quase meia centena as empresas com acesso a um conjunto de serviços de valor acrescentado, que vão da testagem e manufatura de produtos eletrónicos, ao suporte ao desenvolvimento e à formação, desenvolvidos no âmbito de um projeto europeu que tem oito milhões de euros para acelerar a digitalização das empresas e do qual o CeNTI faz parte.

Lançado em janeiro de 2020 e com término previsto para dezembro de 2022, o SmartEEs2 nasceu “para revolucionar a Indústria e acelerar a sua transição tecnológica e digital”, refere o organismo de I&D em comunicado.

“Durante o decorrer da primeira fase do projeto, as empresas podiam concorrer a oportunidades financiadas para usufruir desses serviços. Atualmente, estão a ser apoiadas 46 empresas que se encontram a beneficiar dos referidos serviços para desenvolver produtos inovadores. Prevê-se que, no pós-projeto, as empresas possam recorrer ao marketplace, criado no projeto e que será gerido pela European Flexible and Wearable Electronics Association”, refere José Silva, Printed Electronics Team Leader do CeNTI.

A mesma associação permitirá às empresas terem acesso a uma rede pan-europeia de colaboração, constituída por pequenas, médias e grandes empresas, start-ups, aceleradoras, investigadores e investidores. Um ‘ecossistema de inovação’ que visa conjugar esforços e alavancar novas ideias no panorama empresarial.

Além de sensibilizar e de captar empresas para o projeto, o CeNTI tem participado na gestão de planos de curta-duração que por ele são suportados financeira e tecnologicamente. Tem também assegurado o apoio tecnológico ao desenvolvimento de novos produtos, que integrem a eletrónica flexível, bem como a preparação, recolha e centralização de materiais educacionais para aplicação em serviços de capacitação e educação das ‘Innovative Companies’ (as empresas abrangidas pelo Programa).

Partilhar