16 novembro 21
Feiras

T

CeNTI mostra na MEDICA tecnologias inovadoras

Uma manga têxtil que faz fisioterapia e máscaras com sistemas de sensorização, são algumas das tecnologias que o CeNTI mostra por estes dias na MEDICA. Com a presença de cerca de 30 empresas e instituições, a inovação made in Portugal é um dos destaques da feira para o setor da saúde que decorre na Alemanha até à próxima quinta-feira.

Duplamente representado no stand do Health Cluster Portugal e no espaço Selectiva Moda, o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes apostou na apresentação do projeto mobilizador Smart-Health-4-All, dedicado à investigação e desenvolvimento de tecnologias médicas de Smart Health, que é uma das novidades do stand do Health Cluster Portugal, sob a marca Health Portugal.

A par da manga têxtil com eletromiografia para a realização de exercícios de fisioterapia personalizados, o projecto engloba o desenvolvimento de oito produtos para prevenção e diagnóstico de doenças, tais como, por exemplo, mobiliário com propriedades de sensorização e monitorização da qualidade do sono.

Já na área Selectiva Moda estão dois demonstradores de máscaras com sistemas de sensorização, que permitem monitorizar o ritmo respiratório do utilizador, e dar indicação da saturação de humidade das máscaras, alertando para a perda de proteção.

Ainda na mesma área, estão ainda em demonstração soluções de têxteis inteligentes, com sistemas de aquecimento e electroestimulação, com vista à integração em produtos para recuperação muscular após a prática desportiva.

Com a presença marcante de cerca de trinta empresas nacionais, uma ilha From Portugal, a inovação portuguesa para a área da saúde e bem-estar está em foco na feira que funciona como a grande montra mundial para o setor.

A. Sampaio, António Falcão, Coltec, Foot by Foot, Lipaco, Oldtrading, Pafil, Ribeiro & Matos, Somani, Têxteis Penedo, Tintex, Trotinete e Unifardas, António Manuel de Sousa, Beppi, Line For You, Oasipor, Pharmia, PT Miles, Skylab by Inarbel, Trim NW e VSG, Hydrustent SA, Raclac, Wefty Scrubs/Adalberto, Riopele e CeNTI, são as empresas e organizações portuguesas presentes.

A participação das PME portuguesas na Medica é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal integrada no projecto From Portugal, que visa promover a internacionalização das PME portuguesas da área têxtil. O projeto é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar