27 janeiro 23
Laníficios

Ana Rodrigues

Burel Factory estreia-se no segmento do vestuário

A Burel Factory acaba de lançar a sua primeira coleção de vestuário, dando assim um poderoso passo estratégico e qualitativo na utilização da matéria-prima que a tornou conhecida em Portugal e num crescente número de mercados externos: o burel e as suas diversas e surpreendentes utilizações.

Tomando os nomes de ‘Montanha’ e ‘Woolclopedia’, a primeira coleção de vestuário da Burel Factory inicia um novo conceito e é “um tributo à diversidade de cor da fábrica”, conta Isabel Costa, cofundadora e coproprietária da Burel Factory, ao T Jornal.

A coleção de vestuário da Burel Factory tem “peças para toda a gente, vai desde casacos, a calças, a saias e a camisas”, salienta Isabel Costa. As peças são feitas em lã, burel e com combinações, por exemplo, de lã e poliéster. “Com diferentes gramagens e com diferentes aplicações e trabalhos com a lã e a burel”, a coleção para adulto tem um máximo de cem peças por cada modelo.

Confecionadas a diversas mãos, ‘Montanha’ e ‘Woolclopedia’ são de produção lenta e ecologicamente consciente, insistindo na preocupação com a durabilidade das peças, bem como com a sobreprodução e deterioração do meio ambiente.

A apresentação da coleção decorreu esta semana em Lisboa num evento privado, e “correu muito bem: o novo conceito foi muito bem recebido”, revelou a cofundadora e coproprietária. Hoje, dia 27 de janeiro, é a vez da cidade do Porto receber esta nova coleção.

Também com esta nova coleção intemporal, limitada e “feita para durar” existe o foco contínuo na promoção e valorização da lã e do burel e do conhecimento têxtil secular. As peças já se encontram, igualmente, disponíveis online.

Partilhar