19 abril 23
Formação

Ana Rodrigues

Burel Factory e Ecolã abrem portas às residências criativas da Lãnd

As fábricas Burel Factory e Ecolã irão abrir as suas portas para receber as residências criativas do projeto Lãnd – Wool Innovation Week. Artistas, designers ou outros criativos emergentes, de qualquer idade ou nacionalidade podem candidatar-se a esta oportunidade.

As residências criativas visam a cedência de espaços de trabalho nas fábricas Ecolã e Burel Factory e material a seis criadores, durante um período de dez dias, em Manteigas. O objetivo é a utilização da lã como matéria-prima principal em todas as suas formas na elaboração de projetos de design, peças artísticas ou outros produtos criativos, aplicando os princípios da economia circular e as várias vertentes da sustentabilidade, sobretudo a ambiental e social.

As candidaturas serão avaliadas por um júri, constituído por representantes da ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, Burel Factory e Ecolã e podem ser submetidas até ao dia 30 de abril. As residências irão decorrer entre os dias 12 e 21 de maio.

Decorrente do projeto, no dia 13 de maio decorrerá o Lãnd Open Day, onde os residentes vão conhecer a vila de Manteigas, bem como fazer uma visita guiada às fábricas Ecolã e Burel Factory e contatar diretamente com pastores, tosquiadores, tecelãs, artesãos e outras pessoas da comunidade. Os trabalhos desenvolvidos durante no decorrer das residências serão apresentados no dia 21 de maio, mas será também realizada uma exposição com todos os trabalhos.

O Lãnd – Wool Innovation Week é promovido pelo município de Manteigas, na serra da Estrela, em parceria com a ADIRAM e o projeto culminará com uma Semana de Inovação dedicada à lã, que decorrerá entre os 14 e 21 de maio. O projeto é cofinanciado no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE “iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas” do Centro 2020, integrado no Eixo Experimentação: Aldeias de Montanha Ecossistema Criativo e Comunitário e enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Produção e Consumo Sustentável), 13 (Ação Climática) e 15 (Proteger a Vida Terrestre).

Partilhar