23 Setembro 21
Feiras

Mariana D'Orey

“Portugal é um país competitivo dentro e fora da Europa”

O último dia da Première Vision fica marcado pela visita do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias aos mais de cinquenta empresários portugueses. O representante do Governo disse não ter dúvida de que o caminho que está ser trilhado pelas empresas portuguesas, com foco na sustentabilidade e produtos de valor acrescentado, o que torna Portugal “um país competitivo dentro e fora da Europa”.

É na crença que estamos “no momento certo” que Eurico Brilhante Dias passou a manhã a visitar alguns dos stands das empresas portuguesas presentes na PV Paris. Lembrando que a indústria têxtil nacional “fez, não hoje, mas no passado, um esforço por ser mais sustentável, aliando a essa oferta design e tendências de moda” o secretário de Estado da Internacionalização admite que há ainda trabalho a fazer para aumentar a competividade portuguesa.

Entre as estratégias de reforço da competitividade, Eurico Brilhante Dias admitiu que a capacidade de fixar talento e mão de obra qualificada é um dos problemas que a indústria atravessa. “Temos de reforçar circuitos mais curtos, distribuição, resposta rápida, produtos sustentáveis, incorporar mais marca e distinção para, com isso, permitir uma qualificação da oferta que se traduz em melhor condições para fixar talento, com evidentes repercussões nos salários e na valorização do trabalho. A indústria não tem futuro se não for capaz de pagar mais no futuro”, considera.

Relativamente aos apoios à internacionalização, o secretário de Estado da Internacionalização felicitou-se pelo facto do próximo quadro comunitário Portugal 20-30 permitir “ gerar melhores condições de promoção externa para as empresas portuguesas”, lembrando que as moratórias serão “trabalhadas até ao limite daquilo que o banco central europeu considerar como adequado para proteger o equilíbrio dos bancos”.

Sem descurar a importância dos apoios financeiros, Eurico Brilhante Dias reforçou que os apoios do Governo às empresas “não se cingem apenas aos recursos financeiros”, referindo, como exemplos, algumas plataformas de informação e estratégias de promoção da marca Portugal no mundo.

“Alguns empresários têm-me dito que acreditam que este ano será melhor que 2019 e para nós esse é um dado muito importante. Estamos no momento certo” rematou Eurico Brilhante Dias, que prosseguirá durante a tarde a visita às empresas portuguesas acompanhado de Mário Jorge Machado, presidente da ATP, César Araújo, presidente da ANIVEC, António Braz Costa, diretor-geral do CITEVE e Jorge Torres Pereira, Embaixador português em França.

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