28 abril 22
Indústria

T

Banco Mundial: preço do algodão vai subir até 40%

O Banco Mundial avançou no seu relatório sobre perspetivas dos mercados de commodities que os preços do algodão subirão até 40% na atual campanha devido ao conflito aberto pela Rússia no território ucraniano. A instituição diz ainda que em 2023 os preços da matéria-prima sofrerão uma contração de 6%.

Para além da guerra na Ucrânia, entre os restantes fatores que contribuem para o aumento dos preços do algodão está a descida da procura causada pelos encerramentos de diversas unidades industriais na China

O Banco Mundial perspetiva que a produção global de algodão aumente 8,4% na atual campanha, liderada pelo Brasil e pelos Estados Unidos – que responderão por cerca de 20% das exportações da matéria-prima. Para a China e a Índia, os maiores produtores de algodão do mundo, a agência estima que a produção diminuirá marginalmente devido aos desafios relacionados com o clima.

O relatório do Banco Mundial indica que a procura mundial por algodão será de 26,2 milhões de toneladas na atual campanha, 2% mais que na anterior. A organização destaca que essa procura melhora significativamente a temporada 2020/2021, quando a compra de algodão contraiu 13%.

Paralelamente, o Banco Mundial escreve no seu relatório que os preços da energia deverão aumentar 50% este ano, para voltarem a diminuir em 2023 e 2024.

Partilhar