02 junho 22
Indústria

T

Atividade industrial cai para mínimos na Zona Euro

A indústria europeia está a desacelerar: a sua atividade caiu no passado mês de maio para mínimos de 2020, de acordo com o estudo ‘Purchasing Managers’ Index (PMI)’, da agência S&P, que salienta ainda que a confiança empresarial é a mais baixa desde o início da pandemia.

O PMI industrial da Zona Euro ficou em 54,6 pontos em maio, face aos 55,5 pontos registados em abril. As encomendas, refere ainda o estudo, caíram devido “a um contexto de preocupação com as perspetivas de preços, cadeias de abastecimento e procura”, destacando que as pressões inflacionistas continuam a exercer forte impacto, apesar de uma ligeira descida nos custos de produção. A S&P também destaca que as interrupções na cadeia de suprimentos foram reduzidas.

Alemanha e Espanha foram os únicos países europeus analisados que registaram a melhoria da atividade industrial, enquanto o menor crescimento ocorreu na Áustria e na Irlanda. Em termos absolutos, a Holanda apresentou a melhor taxa entre as economias analisadas, apesar de ser o pior valor em 18 meses.

“Os fabricantes da Zona Euro continuam a lutar com uma oferta restrita, pressões inflacionistas elevadas e uma procura enfraquecida, no meio de uma crescente incerteza sobre as perspetivas económicas”, disse Chris Williamson, economista da S&P Global Market Intelligence. “A economia da Zona Euro parece cada vez mais dependente do sector dos serviços para sustentar o crescimento nos próximos meses”, acrescentou o gestor.

 

Partilhar