25 janeiro 22
Indústria

T

Atividade da Zona Euro cai para mínimos de 11 meses

O Purchasing Managers’ Index (PMI), índice de compras dos sectores industrial e de serviços elaborado pela consultora IHS Markit, caiu para mínimos de onze meses em janeiro na Zona Euro devido ao impacto da nova variante da pandemia. Mesmo assim, a consultora indica que o impacto é menor do que o das variantes anteriores e as previsões para o sector industrial melhoraram.

Especificamente, os dados coligidos ficaram nos 52,4 pontos, que comparam com os 53,3 pontos atingidos em dezembro passado, o pior agregado em onze meses, com destaque para os serviços – que fecharam nos 51,2 pontos, contra os anteriores 53,1.

A consultora avança, apesar de tudo, um dado positivo: os problemas de abastecimento diminuíram, o que implica que a escassez de produtos para o sector industrial dá sinais de estar a ser ultrapassada.

O sector dos serviços é assim o que sofre impacto mais negativo, depois de países como a Alemanha, França, Espanha e Itália se terem visto obrigados a fazer regressar muitas restrições à atividade económica na hotelaria e restauração.

Outro fator que dificultou o desenvolvimento económico em novembro foi o absentismo dos recursos humanos, quer por estarem infetados com Covid-19, quer por necessidade de confinamento.

“A Ómicron causou mais uma forte redução nos gastos em muitos serviços voltados para o consumidor no primeiro mês do ano. No entanto, até agora, o impacto na economia em geral parece relativamente fraco”, disse Chris Williamson, economista da IHS Markit.

Partilhar