22 junho 21
Comércio

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Artigos desportivos com forte crescimento até 2025

A venda de artigos ligados à atividade desportiva continua a ser o segmento mais animado do consumo têxtil e – na sequência das vendas atingidas na fase da pandemia – deverá crescer 5% ao ano nos próximos cinco anos, com um aumento médio anual de 13% no canal online e de 7% no tradicional.

A previsão, da responsabilidade da consultora Boston Consulting Group em colaboração com a Signa Sports United, parte de uma conta que agrega todas as parcelas de atividade (direitos televisivos, venda de bilhetes e outras atividades, para além do comércio), para chegar a um total próximo dos 400 mil milhões de euros em 2020 – que deverá crescer até aos 564 mil milhões em 2025.

O negócio está geograficamente concentrado mas é altamente fragmentado em termos de operadores: a América do Norte e a Europa geram 55% da receita total do setor (com gastos per capita de 343 euros face aos 153 euros em média no resto do mundo).

Em termos das vendas no retalho, os Estados Unidos vão liderar o crescimento devido à sua maior penetração do canal online, que hoje chega aos 28% mas deverá atingir os 40% em 2025. No total, o comércio desportivo nos Estados Unidos crescerá em média 14%, 12% na Ásia-Pacífico e 10% na Europa.

Por operadores, os três maiores do mundo (Decathlon, Dick’s Sporting Goods e JD Sports) representam apenas 7% do volume de negócios total, mas nos canais online, os líderes são os operadores especializados, principalmente em categorias como ciclismo, ténis, golfe, hipismo ou desportos de inverno.

 

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