29 março 23
Sustentabilidade

Maria Monteiro

Decathlon lança coleção com matéria-prima portuguesa

A gigante francesa Decathlon, do grupo Mulliez, lançou a sua primeira coleção fabricada inteiramente na Europa, com destaque para a presença de matéria-prima portuguesa: poliéster reciclado, algodão e lã merino de ovinos dão forma à nova cápsula, a que a empresa chamou Minimal Editions.

A edição é composta por uma sweatshirt, um casaco, umas calças, uma mochila e uma camisa, com um preço “entre três e cinco vezes” superior ao resto da oferta, que é produzida na Ásia.

No caso da sweatshirt, a empresa utilizou lã merino de ovelhas portuguesas, que já usa para a produção de leggins, camisas trecking ou roupas de corrida. Para a mochila, calça e casaco, usou algodão reciclado e poliéster. Além disso, o grupo introduziu acrílicos e cera de abelha na produção. As roupas foram produzidas em fábricas italianas e francesas. No total, significou uma redução na pegada de carbono na produção das roupas entre 60% e 80% em comparação com as produzidas na Ásia.

A iniciativa, explica a Decathlon, nasceu em 2019, depois de um estudo do grupo mostrar que cada peça produzida em França significava uma economia de energia de até duas vezes mais do que se a mesma peça fosse fabricada na Ásia.

A cápsula está alinhada no plano de sustentabilidade do grupo até 2026, que inclui como objetivos que 100% dos seus produtos sejam ecoprojetados, que todos os produtos recuperáveis regressem à cadeia de valor e que toda a energia de lojas e armazéns venha de fontes renováveis.

Partilhar