31 Janeiro 2018
Feiras

Raposo Antunes

Artesãos Serra da Estrela na Intergift de Madrid

“O melhor cartão de visita de um território são os seus produtos”. É desta forma que João Mário Amaral, presidente da direcção da Associação de Artesãos Serra da Estrela, explica a participação de oito artesãos portugueses, num stand da própria associação, na feira Intergift, que decorre em Madrid até domingo.

A mesma ideia serve também para explicar as razões da criação em 1992 desta associação de artesãos que, actualmente, conta com cerca de 800 associados, a maior parte dos quais é oriunda dos concelhos que integram esta região serrana e outros municípios limítrofes. Mas há também nesta associação artesãos sediados em outras regiões do país, desde Trás-os-Montes ao Alentejo, passando mesmo pelo Porto ou por Lisboa.

De resto, no stand de que dispõem na Intergit a representação inclui alguns artesãos de várias regiões do país sem ser a Serra da Estrela. “Há peles de ovelha, vaca e cabra, algumas do Alentejo. Há chapéus, casacos, cachecóis, mantas de lã, cobertores de lã tricotada e até candeeiros feitos a partir de troncos de videira ou esculturas feitas com pedras roladas”, descreve João Mário Amaral, que é também artesão e tem na Intergift tapetes feitos por ele com desperdícios de algodão.

“A associação foi fundada por 30 pessoas, algumas delas já com experiência de participação em feiras internacionais a título individual”, conta João Mário Amaral. E foi a partir da experiência desses artesãos que a associação rapidamente se internacionalizou. “Logo no ano seguinte, debaixo do chapéu da associação, estivemos nas feiras de Milão, Florença e Bari”, recorda. E partir daí começaram a calcorrear o mundo, estando presentes em feiras na Alemanha, Suíça, França (“junto da diáspora”), EUA e Argélia.

Ao mesmo tempo que decorria este percurso de internacionalização, a Associação de Artesãos Serra da Estrela foi acolhendo produtores de outras regiões do país. “De Trás-os-Montes temos vários associados, sobretudo ligados à área alimentar”, afirma.

A actividade desta associação alarga-se agora à área do empreendedorismo, disponibilizando bolsas para a criação de pequenas empresas.

Quanto à Intergift, João Mário Amaral está satisfeito pela presença constante de visitantes no stand da associação logo no primeiro dia da feira, esta quarta-feira. “Há sempre gente dentro do nosso stand. E sábado e domingo vão ser dias ainda mais fortes”, vaticina.

Partilhar