19 setembro 22
Feiras

Ana Rodrigues

Empresas ‘From Portugal’ com balanço positivo na Intergift

Terminou, ontem, 18 de setembro, e de forma muito positiva para as cores nacionais, uma das mais importantes feiras do sector da decoração e do têxtil-lar da Europa, a Intergift. O certame contou com a presença de quatro empresas From Portugal – Dilina Têxteis, Irina & Sousa, Rio Sul e Têxteis Evaristo Sampaio – à qual se juntou o fórum sustentável iTechStyle Green Circle.

Com um arranque que teve nota positiva por parte da empresas, o balanço final mantém-se no mesmo registo ainda que a afluência à feira tenha sido mais reduzida que o habitual. A Têxteis Evaristo Sampaio, com presença assídua há já 20 anos no certame, apresentou uma nova coleção de cobertores e mantas 100% algodão e 100% lã, já com as cores tendência de 2023 e com o arranque do primeiro dia encontrava-se entusiasmada pelo volume de visitas e de negócios. Com o decorrer dos restantes dias, Filipa Sampaio – comercial supervisor da têxteis Evaristo Sampaio – conta que “a edição deste ano foi muito semelhante à edição do ano passado e às edições dos anos anteriores” e conclui que “estabeleceu muitos contactos que vão, agora, ser trabalhados e que espera que deem frutos e, portanto, as expectativas são positivas”.

A Rio Sul, com presença assídua desde 2008 e que apresentou uma nova coleção com um reforço de artigos de mesa, considerou, no primeiro dia, o arranque interessante em termos de afluência ao stand e de encomendas. Joana Correia – product and purchasing director – disse que “apresentámos as nossas novidades, mas – em termos práticos (contactos novos e novas encomendas)”, uma menor afluência de clientes italianos e franceses impediu outros desenvolvimentos. Ainda assim, “estar presente numa feira é sempre importante para conhecer em que situação se encontra o mercado”, conclui Joana Correia.

Já a Dilina Têxteis – também presença habitual no certame – revelou que, no primeiro dia de feira, fez alguns negócios, mas sobretudo contactos que queriam conhecer detalhes sobre o preço. Na manhã do segundo dia, haviam já efetivado negócios. Sentia-se um crescimento da afluência ao certame, contou António Dinis (diretor comercial da empresa). Com o final da feira, Umbelina Ribeiro – sócia gerente e engenheira têxtil – conclui que o número de visitantes e o volume de negócios não foi tão longe como antecipava o primeiro dia.

Depois da presença na Heimtextil e, mais recentemente no MODTISSIMO, o showcase iTechStyle Green Circle, organizado pelo CITEVE em parceria com a Associação Selectiva Moda, esteve num novo palco e exibiu o melhor da sustentabilidade ‘made in Portugal’. “Com seis coordenados de seis empresas diferentes”, explicou Cristina Castro (relações públicas do CITEVE), num certame que é mais dedicado à decoração e ao têxtil-lar, o fórum despertou olhares curiosos e interessados na qualidade e inovação em exibição, levando assim a cabo o objetivo de divulgar a circularidade do sector têxtil português. “Muitos visitantes elogiaram o projeto e a forma como a Associação Selectiva Moda e o CITEVE fazem a promoção do sector têxtil e vestuário”, concluiu Cristina Castro.

A participação das empresas portuguesas PME na Intergift é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto ‘From Portugal’ é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização e de Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, tendo um montante de apoio elegível de 6.648.794,78 €, dos quais 3.735.305,80 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar