19 novembro 2021
Indústria

T

Aos 74 anos a Lanifícios Império tornou-se digital

Nasceu já em 1947, na Serra da Estrela, e rapidamente se converteu na mais importante fábrica de lanifícios do interior do país, graças ao reconhecimento da sua qualidade e variedade de tecidos. Atingida em cheio pela crise de 2008, a Lanifícios Império foi depois levantada das cinzas por Isabel Costa e tornou-se na fábrica de tecidos de confeção da Burel Factory, recuperando um património único que chega agora também ao mundo digital.

“O tempo exigiu que a marca de adaptasse e se digitalizasse para poder acompanhar os seus pressupostos”, diz a Burel, dando conta de que a Lanifícios Império tem agora um site online onde a sua história continua. Uma novidade que, além de permitir conhecer a génese e o percurso histórico de uma fábrica que se tornou património coletivo, a coloca, aos 74 anos, no mundo dos negócios digitais.

“Podemos ver alguns dos seus tecidos, ter acesso ao catálogo digital, pedir amostras de tecido, orçamentar coleções e criações, tecer corpo a novas ideias e encontrar soluções de tecidos”, explica a Burel. Tudo com base num património único de arte e saber que esteve na iminência de desaparecer e foi pacientemente resgatado e recuperado.

“Em 2012, quando já havíamos comprado a fábrica e avançado com o projeto de recuperação, fomos surpreendidos nos despojos da fábrica com um espólio vastíssimo de tecidos de confeção, livros de debucho, segredos escondidos. A Lanifícios Império, nua e crua, cheia de história mas mais atual do que nunca”. Um resgate só recentemente concluído que agora se oferece na Laniteca da Burel Factory, que está aberta ao público.

Criada em 1947 e recriada em 2021, a Lanifícios Império é hoje uma marca portuguesa de tecidos de confeção com uma vasta coleção composta na sua maioria por lã da Serra da Estrela. Mas nem só, já que se complemente com outras propostas como flanelas, meltons, tartans, bouclés, tweeds ou outros que, pela sua tipologia e finalidade exigem que na sua composição integre outro tipo de fibras como o seda, algodão e fibras sintéticas.

Partilhar