30 março 23
Indústria

Maria Monteiro

Altri consolida na Caima produção de fibras têxteis

Enquanto avança com o gigantesco projeto na Galiza – 800 milhões de euros – para a produção de fibras sustentáveis para a indústria têxtil, o Grupo Altri prossegue com um investimento superior a 40 milhões na sua fábrica Caima, em Constância, que irá permitir produzir o mesmo tipo fibras celulósicas.

A funcionar sem recurso a combustíveis fósseis, a empresa tem em curso o projeto ‘Caima Go Green’, que deverá estar concluído em outubro, e aponta à construção de uma central a biomassa para queima de resíduos florestais, que vai aumentar a capacidade de produção de energia elétrica, permitindo responder à totalidade das suas necessidades. “Esta vai ser a primeira fábrica de fibras celulósicas na Península Ibérica, e uma das primeiras na Europa, a funcionar sem recurso a combustíveis fósseis”, disse num comunicado José Soares de Pina, CEO da Altri.

Numa visita aos trabalhos em curso, o primeiro-ministro António Costa recordou que o investimento teve o apoio do PRR da ordem dos 130 milhões de euros. “Nesta época em que a prioridade é a descarbonização da economia este é um caso que assegura 100% da descarbonização da produção de energia e na produção de vapor”, segundo o primeiro ministro.

“Mas a energia produzida ultrapassa as necessidades desta unidade, e por isso, esta unidade vai produzir para a rede, para o consumo de todos nós, 10 megawatts de eletricidade, que não vão ser consumidas pela Caima, não vão ser consumidas pelo Grupo Altri, mas que vão entrar na rede, e vão ser consumidas nas casas dos constancienses, no Porto ou em Lisboa, ou numa outra empresa, quem sabe até concorrente do grupo Altri”, acrescentou António Costa.

Partilhar