27 outubro 22
Inovação

Ana Rodrigues

AEP lança terceiro programa de aceleração Desafios 5.0

No âmbito do projeto Desafios 5.0, a AEP – Associação Empresarial de Portugal e o munícipio de Guimarães iniciam dia 28 de outubro o terceiro programa de aceleração/capacitação – “Rise Up” – que conta até ao momento com a participação de 20 empreendedores e empresas que foram constituídas há menos de dois anos.

‘Rise Up’ é composto por 10 workshops online que decorrerão até ao final de novembro. Para além desse agendamento, há uma sessão presencial – ‘Speed Mentoring’ – uma oportunidade para os empreendedores realizaram um pitch e obterem feedback dos consultores e investidores. Essa sessão acontecerá no dia 6 de dezembro, no Avepark, em Guimarães.

O programa vem da terceira ‘Call for Acceleration’ que é uma das ações centrais do Desafios 5.0. A primeira ‘call’ contou com 20 candidaturas, face às 24 candidaturas da segunda ‘call’.

O Desafios 5.0 foi lançado em novembro de 2021, pela AEP e é financiado pelo COMPETE 2020, para promover o espirito empresarial do Norte e Centro do país. O objetivo é consolidar um novo perfil empreendedor, apoiado em ideias inovadoras e criativas, que possam responder aos desafios sociais e da sociedade associados ao novo paradigma de evolução da sociedade 5.0.

Para tal, o programa assenta em três ações: Call For Ideas (captação de ideias em fase embrionária), Call For Acceleration (captação de ideias numa fase mais desenvolvida ou start-ups constituídas há menos de 2 anos) e Call For Needs (para empresas interessadas em lançar desafios que possam ser resolvidos pelos empreendedores). No final, os 25 melhores projetos receberão apoio para consolidar o plano de negócios, viabilizar oportunidades de negócio, robustecer e potenciar a viabilização dos projetos apresentados. Aos seis melhores projetos serão atribuídos prémios individuais, no valor de cinco mil euros.

Partilhar