18 janeiro 23
Sustentabilidade

Maria Monteiro

AEP abre candidaturas para apoio à descarbonização da indústria

A Associação Empresarial Portuguesa (AEP) criou um serviço de apoio à elaboração de candidaturas para as empresas que querem aderir aos planos de subsidiação da descarbonização incluídos no PRR – em relação aos quais o sector têxtil é um dos segmentos potencialmente mais interessados.

Estas medidas têm como objetivo contribuir para uma economia circular e neutra em carbono através da promoção da transição energética. Mais eficiência energética, mais incorporação das fontes renováveis no mix e maximização do armazenamento são alguns dos objetivos dos apoios estatais à indústria. Estes objetivos estão alinhados com a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com o Acordo de Paris, com o Pacto Ecológico Europeu e com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica aprovado por Portugal.

Os beneficiários dos apoios previstos são as empresas, de qualquer dimensão ou forma jurídica, do sector da indústria, categorias B (Indústrias extrativas) e C (Indústrias transformadoras) da classificação das atividades económicas. A submissão das candidaturas pode ser realizada até dia 17 de fevereiro.

Partilhar