07 abril 22
Empresas

Bebiana Rocha

A flexibilidade está no ADN da Latino Group

A capacidade da Latino Group de se movimentar em diferentes áreas de negócio, que vão do vestuário técnico-profissional à moda masculina, esteve em destaque no programa PM+, do canal Sapo. Em entrevista, Clementina Freitas, CEO do grupo, destacou a vertente exportadora da empresa e o conhecimento técnico adquirido ao longo dos 36 anos de laboração.

“Por inerência daquilo que são os nossos conhecimentos a nível de materiais técnicos, fomos evoluindo e criámos várias áreas”, conta Clementina Freitas. Especificamente, a Pro Work é focada em vestuário de trabalho, a ProTactical responde às necessidades das forças militares, a Bravian assume-se como uma marca de moda premium, a No Damage segue um conceito de proteção individual e, por fim, a Textile Enginering aplica-se ao vestuário de desporto para elite, como a caça e a equitação.

A Latino Group exporta atualmente 70% da sua produção. No programa, Clementina Freitas destaca a penetração da marca de moda masculina Bravian no mercado americano e as intenções de chegar até Singapura e Japão. “O futuro das empresas está muito fundamentado nas marcas. Temos de ser conhecidos pelas marcas e deixar de ser subcontratados em Portugal”, afirma a CEO do grupo.

Para se manter na linha da frente, a Latino tem apostado, para além da sustentabilidade e na digitalização, em reter os seus colaboradores: “os recursos humanos são os maiores desafios das empresas”, sustenta Clementina Freitas. “Na área têxtil temos muita carência a nível do ensino superior para suportar os futuros profissionais da indústria do vestuário”, diz, acrescentando que aquilo que era a permanência por uma vida numa empresa já não acontece, sendo portanto imprescindível criar-se um bom ambiente, dar meios, transmitir conhecimentos para que quem trabalha na Latino efetivamente goste daquilo que faz.

O programa PM+ foi criado para dar a conhecer ao público o que de melhor e mais inovador se faz em Portugal. Pode ver o episódio na integra aqui.

Partilhar