26 Junho 2019
Sustentabilidade

T

A. Ferreira & Filhos faz as gáspeas para sapato vegan

Uma gáspea em malha de algodão orgânico é a contribuição da A. Ferreira & Filhos para o primeiro sapato 100% vegan do mundo. A encomenda é da marca canadiana Native Shoes, que o apresenta como calçado amigo da terra, inteiramente produzido a partir de ingredientes biodegradáveis e livres de qualquer produto de origem animal.

“Foi a agente da marca que nos contactou, desenvolvemos uma estrutura com a rigidez adequada para calçado e em duas semanas apresentamos a solução Final”, conta o CEO da empresa, Noel Ferreira, sobre a forma como surgiu a solução para o fabrico calçado sustentável que já está a venda em todo o mundo. “Foi tudo muito rápido, o que demorou mais até foi a encomenda”, graceja o gestor.

A empresa de Vizela, que tem já experiência no fabrico de componentes para outros fabricantes de calçado, recorreu a algodão orgânico certificado para conceber o modelo de gáspeas. “Uma espécie de meia com rigidez adaptada à forma do sapato que desenvolvemos internamente e que é completamente natural e sem qualquer tingimento”, acrescenta Noel Ferreira, o engenheiro de Gestão Industrial que estudou na Ècole Superieur des Textiles de Tournai (Bélgica) e dirige a A. Ferreira & Filhos.

Apesar da incursão nos componentes de calçado, a empresa de malhas de Vizela tem nas mantas (em lambswool e 100% algodão) parte significativa do seu volume de negócios, depois o fabrico da camisolas de malha em que se centrava a sua actividade  no dobrar do século.

Com  a inundação do mercado mundial com produtos orientais a baixo preço houve que mudar a agulha para as mantas, uma diversificação que não parou por aí. Com a marca própria Wedoble, a A. Ferreira & Filhos dedica-se agora também à roupa para criança, com a qual espera fazer este ano mais de 50% das vendas da empresa, que no último exercício a andaram acima dos quatro milhões.

Partilhar