23 julho 19
Desporto

T

A camisola amarela do Tour de France é da P&R Têxteis

Julian Alaphilippe chegará domingo a Paris vestido de amarelo, dando assim aos franceses uma alegria que lhes escapa há 33 anos, desde que Bernard Hinault ganhou em 1986 o seu 5º Tour de France? Ou será que britânico Geraint Thomas consegue repetir o triunfo do ano passado? Pois ainda ninguém sabe responder a estas perguntas. A única certeza é que seja quem for que chega aos Campos Elísios com a camisola amarela, esta foi desenvolvida e fabricada em S. Veríssimo, Barcelos, pela P&R Têxteis.

E não é só o maillot jaune, que distingue no pelotão o primeiro da geral. São todas as outras camisolas – a verde, a branca, a das bolinhas, etc – envergadas pelos lideres de todos as classificações e prémios  (montanha, juventude, combatividade…) da mais famosa prova velocipédica do mundo que são made in Portugal, pela empresa fundada em 1982 pelo casal Maria da Ascensão e Duarte Nuno Pinto.

Há oito anos que a P&R faz estas camisolas para a marca francesa le Coq Sportif, que é a fornecedora exclusiva da organização do Tour de France, onde a empresa portuguesa também está presente fornecendo os equipamentos usados pela equipa norte-americana Education First, que tem dois ciclistas no Top 10 da geral.

“Além de serem os equipamentos mais bonitos do pelotão, são também os de melhor qualidade técnica e mais sofisticados. É tudo colado, não há costuras”, garante Duarte Nuno Pinto, 63 anos, na foto com a sua primeira bicicleta, oferecida pelos pais, professores primários, quando ele fez 18 anos e conclui com o aproveitamento todos os exames do 1º ano na Faculdade de Economia do Porto.         

“Os meus pais queriam dar-me um carro. Mas eu preferi esta bicicleta de estrada, que era anunciada na televisão pelo Alves Barbosa e custou 2 550 escudos, que à época era sensivelmente o ordenado mensal de um professor primário. Foi comprada no Porto.  A minha mãe pagou-a em notas. Eu montei-me logo ela e vim a pedalar nela até Barcelos. Já fiz milhares de quilometro em cima dela”, recorda o fundador da P&R Têxteis, que patrocina a Rádio Popular/Boavista e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Na sua juventude, praticou futebol (foi guarda redes dos juniores do Gil Vicente) e voleibol (no Óquei de Barcelos) a nível federado, mas o ciclismo é uma das grandes paixões de Duarte Nuno Pinto – Joaquim Agostinho é o seu ídolo desportivo número 1.

Partilhar