17 abril 23
Empresas

Ana Rodrigues

A arte de ser empresário: a experiência da Adalberto

Ser empresário e ser bem-sucedido é “ser capaz de manter o diálogo, de entendermos o que os clientes necessitam e sermos capazes de mostrar o valor dos nossos produtos”, disse Mário Jorge Machado, administrador da Adalberto Textile Solutions e presidente da ATP, no ‘Meetups de Empresas”, uma iniciativa de partilha de experiências promovida pela Associação Empresarial de Portugal (AEP). A esta postura, o administrador da Adalberto acrescenta a capacidade de adaptação às circunstâncias e a resiliência, mas também a vontade de sair da zona de conforto e aceitar a tomada de riscos.

O encontro com a Adalberto Textile Solutions foi também um encontro com a sua história: a empresa remonta a 1969, data da sua fundação, e os riscos assumidos Adalberto e Noémia permitiram que, entre 1969 e 1980, passasse de uma unidade com 50 trabalhadores para 250 – isto numa época de grande instabilidade social e financeira, onde não havia segurança cambial e a inflação rondava os 25% a 30%, contou Mário Jorge Machado. Em 1985, a situação financeira da empresa já não estava fácil e acrescentou-se o falecimento de um dos seus fundadores, Adalberto.

Foi em 1986 que Mário Jorge Machado, acabado de sair da universidade, entrou na estamparia com a finalidade de compreender o porquê de a empresa não estar a ser rentável. A conclusão foi que os preços não acompanharam a inflação e, por isso, estavam 25% a 30% abaixo do que deveriam estar.

Foi tempo de comunicar aos clientes que teria de haver mudanças. Alavancados pelo crescimento económico que surgiu com a entrada na União Europeia, aceitaram, e a empresa cumpriu um plano de reestruturação, que demoraria três anos e não os inicialmente planeados sete anos.

“As circunstâncias, por vezes, jogam a favor das empresas”, afirmou o administrador e, nesse sentido, “as empresas têm fatores de conjuntura e fatores externos que são importantes na capacidade das empresas se adaptarem” e isso deve ser aliado com a comunicação para a compreensão das necessidades dos clientes.

“O empresário tem que ser capaz de ver no meio de todas as ofertas e de toda a complexidade e perceber o que os clientes necessitam. Isso é uma tarefa que obriga a conseguir ver com clareza no meio de muito nevoeiro”, conclui, acrescentado que as dificuldades acontecem e, portanto, “ser resiliente é de extrema importância”.

O ‘Meetups de Empresas’ insere-se no programa Desafios 5.0 foi lançado pela AEP em novembro de 2021 para promover o espírito empresarial do Norte e Centro do país. O objetivo é consolidar um novo perfil empreendedor, apoiado em ideias inovadoras e criativas, que possam responder aos desafios sociais do novo paradigma de evolução da sociedade 5.0.

Partilhar