8 Maio 2017
Retalho

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Zara e H&M estão a ser ultrapassadas pela ASOS e Bohoo

A Zara e a H&M são duas das maiores cadeias de retalho do mundo, conhecidas pela sua rapidez entre a concepção de um produto e a sua entrega em loja. A Zara, por exemplo, consegue colocar uma peça à venda apenas 25 dias depois de ter sido desenhada. Mas está a ser ultrapassada: as cadeias britânicas ASOS e Bohoo têm prazos mais pequenos, o que está a deixar os outros gigantes da moda preocupados.

Num estudo feito pela Goldman Sachs, o tempo desde a concepção de uma peça até à sua venda está intimamente ligado ao sucesso das cadeias de retalho, uma vez que permite dar uma melhor resposta ao mercado e ajustar o seu inventário às modas do momento, permitindo também produzir menos quantidade e reduzir stocks.

A ASOS espera, para este ano, crescer entre 30% a 35%; já a Bohoo prevê um aumento de vendas na ordem dos 50%. Isto ao contrário da Zara e a da H&M, que viram o seu ritmo de vendas a abrandar.

O facto da ASOS e da Bohoo serem retalhistas exclusivamente online ajuda também ao seu sucesso. Tanto a Zara como a H&M têm de suportar o custo das lojas físicas, cada vez mais canibalizadas pelo comércio online. Atentas a este fenómeno, ambas já anunciaram que vão abrandar o ritmo de abertura de lojas e focar-se cada vez mais nas suas lojas online.

A H&M já anunciou também que vai repensar a sua rede de distribuição, movendo a sua produção para a Europa (principalmente para a Turquia) em vez da Ásia, onde até aqui conseguia mão-de-obra mais barata mas prazos de entrega mais longos.

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