20 Novembro 2017
Indústria

T

Valérius debate Economia Circular e cria bolsa de investigação

É com um grupo qualificado e prestigiado de especialistas que a Valérius vai debater a “Economia Circular na Indústria Têxtil”, num encontro que tem lugar a 30 de Novembro, no Teatro Gil Vicente, em Barcelos. Com o Projecto 360 já em andamento, a empresa aposta nos princípios da sustentabilidade e quer garantir que todas os seus produtos voltam à fábrica para serem reciclados.

Empenhada em reverter a pegada ecológica, a têxtil de Barcelos estabeleceu parcerias com centros de ciência de Portugal (Universidade do Minho) e Inglaterra, e também com diversas empresas internacionais igualmente empenhadas na aplicação dos princípios da economia circular.

É um pouco da nata desta massa crítica que se vai juntar em Barcelos para analisar e debater os compromissos da cadeia de produção do sector têxtil com os valores da sustentabilidade e da preservação ambiental. O encontro, que reúnes as vertentes académica, financeira e os principais parceiros da empresa, vai ser palco também para a apresentação pública da Bolsa de Estudo Valérius 360, destinada ao incremento da relação entre investigadores e o Departamento de Fibras e de Novos Materiais da Valérios.

Com um volume de negócios de 35 milhões de euros, a Valérius emprega 130 pessoas, tem uma área de fábrica de 3 500 m2, em Vila Frescaínha, e trabalha em regime de private label para marcas como a Moschino, Cos e Max Mara, entre outras. A sua marca de sustentabilidade é já patente nas certificações Gots (Global Organics Standards), OekoTex e Sedex (para além da ISO 9001), e também na carteira de marcas que inclui uma marca verde (Green Wish), a par da Concreto, Sucre et Sel e Ballentina.

Workshop Valérius360: Economia Circular na Indústria Têxtil

Teatro Gil Vicente / Barcelos / 30 de Novembro

Programa:

08h30 – Recepção aos convidados

09h00 – Abertura

09h15 – “Políticas públicas de programação da Economia Circular”, por Paulo Reis (Diretor geral               da F. Iniciativas Portugal)

09h30 – “Sustentebilidade no Sector Têxtil e Vestuário”, por Renato Dias (Técnico de Ambiente do CITEVE)

9h45 – “Fibreanamics Green: Inovação com base em resíduos”, por Raúl Fangueiro (Professor e     investigador na Esc. De Eng. Da UM)

10h00 – Coffee break

10h30 – “Refibra reborn TENCEL fiber” por Pedro Gonçalves (Markting Manager América do Sul, Lenzing)

10h45 – “Marchi & Fildi – ECOTEC”, por Vittoria Marchi (Markting and Communication – Marchi & Fildi S.p.a.).

11h00 – “H&M, our sustainability way”, por Pedro Nogueira (Production Office Manager, H&M)

11h15 – Debate com moderação do jornalista Júlio Magalhães

11h45 – Encerramento pelo Sr. Comendador José Vilas Boas ferreira, CEO Valérius

12h00 – Apresentação pública da Bolsa de Estudos Valérius 360

12h30 – Encerramento

Partilhar