19 fevereiro 21
Indústria

T

TMG, Somelos e Riopele lideram transformação digital

São três das maiores têxteis nacionais e têm por isso a ‘obrigação’ de liderar o sector naquele que é um dos mais importantes desafios empresariais do momento: a transformação digital, encarada como um instrumento que irá influenciar todos os aspetos da atividade industrial – da gestão à produção, mas também a relação com o consumidor ou a sustentabilidade. TMG, Somelos e Riopele, que participaram num webinar sobre transformação digital organizado pela Câmara Municipal de Famalicão, estão na linha da frente deste desafio tecnológico.

Manuel Gonçalves (TMG), Rui Sousa (Somelos e Fluxodata) e Rui Oliveira (Riopele) foram os três responsáveis presentes no webinar, e que explicaram o estado da arte da transformação digital em cada uma das três empresas. Não sendo propriamente empresas que acabaram de despertar para a urgência do desafio, cada uma das três há já muito que dirigem investimentos e estratégias para aquele fim.

E a principal conclusão do webinar é precisamente que a transformação digital já não é uma opção: é uma certeza que vai impactar no futuro da indústria têxtil de forma cada vez mais abrangente. Nesse quadro, tanto fornecedores como clientes – e em última análise os próprios consumidores – vão ser chamados a participar na cadeia da digitalização para acrescentarem o seu elo à cada vez mais dessa cadeia digital.

Ana Ribeiro, diretora executiva do Cluster Têxtil, disse ao T Jornal que “o entusiasmo que as três empresas demonstraram ter em relação à transformação digital” permite concluir que “o estado da arte” está, nos três casos, muito evoluído, sendo uma opção que já não tem retrocesso. É de um verdadeiro “modelo de negócio” que se está a falar quando se fala na transformação digital, enfatizou Ana Ribeiro.

O webinar foi atentamente seguido por numerosos interessados, que no final se mostraram muito satisfeitos com o que puderam aprender e projetar para o futuro através dos exemplos da TMG, Somelos e Riopele.

Partilhar