23 janeiro 19
Internacionalização

T

Têxteis portugueses em Medellín à conquista da América Latina

Medellín volta a estar no roteiro internacional do projeto ‘From Portugal’, com as empresas têxteis portuguesas a marcarem presença na Colombiatex (entre 22 e 24 de Janeiro), com o objetivo de mostrarem o melhor da produção nacional e conquistarem novos clientes de toda a América Latina. A partir da Colômbia, a comitiva portuguesa espera encontrar as condições ideias para contactarem com compradores dos vários mercados da América Latina.

Lemar, MAAR e Natcal serão as representantes nacionais que, com o apoio do projecto ‘From Portugal’, integram a seleção de 600 expositores que estão no evento, às quais se juntam Penteadora e Paulo de Oliveira. Durante os três dias de feira são esperados 15 a 20 mil compradores oriundos de 60 países, num movimento que a organização da feira estima vir a materializar-se na realização de negócios num valor total de 300 milhões de dólares (cerca de 264 milhões de euros).

No evento, que é considerado uma das principais feiras da América do Sul, estão representados os vários sectores da indústria têxtil internacional, desde os tecidos técnicos à marroquinaria. Da comitiva portuguesa, Lemar, Penteadora e Paulo de Oliveira estão presentes no espaço dedicado aos tecidos e a Natcal é a representante nacional no departamento de equipamentos industriais.

“Esperamos encontrar novos clientes quer da Colômbia como dos vários países vizinhos” afirma Carlos Couto, CEO da Natcal. A participar na feira há já vários anos, a empresa têm especiais expectativas para esta edição, pois prepara-se para apresentar uma nova máquina de estampados digital. Para além desse novo complemento, no seu stand apresenta várias soluções de maquinaria para tecelagem, fiação, tinturaria e acabamentos.

Já no sector dos tecidos é esperada uma demonstração muito variada da qualidade da produção nacional. As três empresas presentes são já históricas da indústria nacional e conhecidas por darem cartas nos mercados internacionais.

A participação das empresas portuguesas na Colombiatex é uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto ‘From Portugal’ é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização.

Partilhar