03 Dezembro 19
Retalho

T

Tendam volta a crescer com a compra da Intropia

O grupo Tendam, proprietário da Cortefiel, Women’secret, Springfield, Pedro del Hierro e Fifty, volta a crescer por via das aquisições: comprou a Intropia, marca de moda espanhola – que em fevereiro passado entrou em liquidação depois de não encontrar comprador. O grupo gigante espanhol dao retalho de moda passa assim a deter as marcas Hoss, Intropia e Hoss Intropia.

Os planos do grupo liderado por Jaume Miquel e controlado pelos fundos de investimento CVC e Pai, passam pelo relançamento das marcas de moda feminina e integrantes do segmento premium – precisamente aquele onde a Tendam quer posicionar todas as suas referências.

A Intropia, que chegou a atingir um volume de negócios próximo dos cinquenta milhões de euros, foi fundada na década de 90 por Constan Hernández e entrou em falência no final de 2018, depois de os seus responsáveis passarem vários meses à procura de um comprador.

O grupo – que não revelou quanto pagou pela aquisição – prevê lançar a primeira coleção Intropia na temporada outono-inverno 2020. Nacho Aguayo, diretor criativo da Cortefiel e da Pedro del Hierro para o segmento feminino, encarregar-se-á da coleção com uma equipa específica.

A primeira fase do relançamento da Intropia será processada no canal online e em alguns pontos de venda da Cortefiel e da Pedro del Hierro, onde serão instalados ‘corners’ da marca. A segunda fase inclui o desenvolvimento de uma rede de lojas para a marca.

Nos últimos anos, a Tendam concentrou-se no reposicionamento das suas marcas e na reorganização da rede de lojas, ao mesmo tempo que redirecionou vendas e resultados e reestruturou a dívida. Fechou 2018 com lucro antes dos impostos de 80,8 milhões de euros, quase quatro vezes mais que no ano anterior, e atingiu um volume de negócios de 1.150,8 milhões de euros, um poco menos que os 1.154,7 milhões do ano anterior. Em fevereiro de 2019, o grupo possui uma rede de 1.993 lojas (1.242 diretas, 632 franquias e 119 ‘corners’.

Partilhar