06 março 23
Sustentabilidade

Bebiana Rocha

Gigantes da moda espanhola dão seguimento ao projeto Scrap

A Inditex, Mango, Tendam e H&M contrataram a Andersen para lançar o projeto Scrap, criada para responder à recolha de produtos em fim de vida das marcas e proceder ao seu respetivo tratamento. A empresa vai colaborar com a consultora técnica Enclave Ambiental e Pronet ISE, consultora TIC, para a implementação do projeto.

A Andersen foi escolhida “pela sua vasta experiência na área ambiental, nomeadamente na conceção e implementação de Sistemas Coletivos de Responsabilidade Alargada do Produtor”, refere o jornal Modaes.

O modelo será aplicado somente em Espanha para promover uma maior circularidade nas áreas do vestuário e calçado. A duração prevista do projeto é até abril de 2025. Recorde-se que fazem também parte do projeto a Kiabi, Decathlon e o Ikea. Mas, apesar de o projeto estar circunscrito ao mercado de origem das promotoras, os analistas consideram que as sua conclusões poderão vir a ser utilizadas no futuro.

As conclusões decorrentes da iniciativa serão uma experiência importante para a criação de outros planos igualmente inscritos na área da sustentabilidade – e que outros grupos poderão seguir. Aliás, a associação dos gigantes espanhóis com empresas de outras geografias e de outras áreas de atividade aponta precisamente para este caráter de ‘universalidade’ do projeto.

Partilhar