18 Novembro 20
Indústria

António Moreira Gonçalves

Sofia, The Office Dog: a encantadora mascote da Pedrosa & Rodrigues

A têxtil Pedrosa & Rodrigues elevou a gestão das redes sociais ao estatuto de arte. Através do Instagram, a empresa partilha não só as peças que produz, mas também os momentos de convívio ou as histórias de vida dos trabalhadores que dia-a-dia fazem a empresa vibrar. Mas a grande protagonista é Sofia, The Office Dog, a cadela resgatada pelo fundador da empresa, Casimiro Rodrigues, que se tornou a mascote da empresa e o símbolo de uma estratégia de transparência que hoje é valorizada pelos clientes internacionais.

“A verdade é que a Sofia representa um pouco da nossa história e da nossa identidade: somos uma empresa familiar e haverá algo mais familiar e humano do que um chefe que traz a sua cadela de estimação para o trabalho?”, pergunta Ana Pedrosa Rodrigues, Client Liaison na empresa têxtil de Barcelos. “Sou também a millenial-in-chief”, acrescenta em tom de brincadeira, por ser a que está mais habituada à gestão das redes sociais.

Formada em Belas-Artes – trabalhou já numa leiloeira britânica e como assessora de Joana Vasconcelos – Ana Rodrigues trouxe para a empresa da família essa experiência em comunicação e storytelling. “Estou habituada a contar histórias, e aqui é um pouco da minha história e da minha família, mas do que se trata é do mérito de toda a equipa, é isso que procuramos transmitir. E felizmente é uma forma de pensar que está alinhada com um valor de transparência, que tardou mas finalmente se está a afirmar na nossa indústria”, explica.

Através das redes sociais, sobretudo na página de Instagram, a empresa partilha diariamente pormenores do dia-a-dia da empresa, desde as peças que estão em produção ou os rascunhos do gabinete de design a relatos da vida dos colaboradores e da administração. São assinalados aniversários, conquistas simbólicas ou trabalhos importantes, sempre com os nomes dos trabalhadores que surgem nas imagens.

“As redes sociais permitem-nos continuar a contar a nossa história fora das reuniões, e permitem-nos diversificar os conteúdos, mostram um retrato mais completo e fiel da empresa”, explica Ana Rodrigues. Entre os clientes da empresa, já há várias marcas que ao apresentarem as suas colecções fazem menção direta à Pedrosa & Rodrigues, ou pelo menos referem que as produções são feitas em Portugal. Ao repartilharem os conteúdos produzidos pela empresa de Barcelos, as marcas posicionam-se como próximas da comunidade, cientes das exigências de responsabilidade social e respeitadores do critérios de sustentabilidade.

Marcas como a britânica Boden ou a sueca Asket publicam nas suas páginas imagens e informações sobre a Pedrosa & Rodrigues, mas o exemplo mais flagrante aconteceu há dois anos, com a também britânica Fatface, a levar a história da empresa de Barcelos para as montras da sua rede de lojas (foto abaixo). Atualmente, a marca continua a fazer o mesmo, através do seu site.

Neste diálogo com marcas internacionais, a Sofia tornou-se uma referência quase obrigatória. A cadela resgatada há seis anos – quando foi encontrada dentro de vidrão nas redondezas da fábrica – foi adoptada primeiro por Casimiro Rodrigues, e entretanto por toda a equipa da Pedrosa & Rodrigues. “Ela tem uma personalidade muito afável, muito castiça. Está sempre a sentar-se nas nossas cadeiras, por exemplo, como se exigisse o seu espaço, e está sempre na brincadeira com todos. Ao longo do tempo tornou-se um membro da equipa, e nós limitamo-nos a captar e partilhar estes momentos”. conta Ana Pedrosa Rodrigues.

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