17 dezembro 21
Startups

T

Smartex finalista do Prémio Inovação Altice

O projecto Smartex é um dos três finalistas candidatos aos Altice International Innovation Award 2021 na área Startups. O prémio inclui as categorias Academia e Startups, tendo-se apresentado nesta edição um total de 80 candidaturas, provenientes dos mais diversos países.

Já instalada em várias têxteis portuguesas, a tecnologia criada pela startup Smartex compreende sensores, câmaras e acelerómetros que, através de sistemas de visão computacional e de inteligência artificial, podem detetar defeitos nos tecidos logo a partir da tecelagem.

Com um prémio monetário de 50 mil euros, o vencedor da área Startup tem ainda a possibilidade de concretizar um projeto-piloto com o Grupo Altice, com uma duração mínima de nove meses. Para a decisão final ser tomada, os finalistas vão apresentar os seus projetos ao júri , o que terá lugar no dia 23 de novembro, na Estufa Fria, em Lisboa, seguindo-se a cerimónia de entrega de prémios.

Além das duas categorias, a Altice criou este ano o prémio ‘Inclusive by Fundação Altice’, no valor de 15 mil euros, que pretende distinguir tecnologias de informação e comunicação para a inclusão digital, soluções de acessibilidade ao serviço dos cidadãos, sobretudo os que necessitam de cuidados especiais.

Fundada pelos jovens António Rocha, Gilberto Loureiro e Paulo Ribeiro, a Smartex já instalou o sistema em pelo menos 30 unidades industriais, tendo há cerca de uma semana arrebatado o prémio Pitch, da Web Summit, tendo-se destacado entre 75 empresas a concurso.

Partilhar