05 junho 23
Empresas

Bebiana Rocha

FORTeams, Vital Home e Smartex nomeadas para Heróis PME

FORTeams Lab, Vital Home e Smartex fazem parte da lista de pequenas e médias empresas nomeadas para a 5ª edição dos prémios Heróis PME, votados pelo público. A empresa de Vizela especializada em merchandising desportivo, a FORTeams Lab, foi nomeada na categoria ‘Sustentabilidade’; a têxtil-lar Vital Marques Rodrigues (ou Vital Home) está na categoria ‘Internacionalização’ e a Smartex, com a tecnologia que reduz defeitos nos tecidos desde a tecelagem, na de ‘Transformação Digital’.

“Nesta edição superámos o recorde de candidaturas recebidas e ficámos a conhecer PME com ótimas histórias de superação e capacidade de inovação”, comentou em comunicado Bernard Maciel, CEO da Yunit Nacional, consultora em PMEs. O grande vencedor será conhecido no dia 27 de junho, em Lisboa.

Sobre a FORTeams é destacada a aposta da empresa num departamento de investigação e desenvolvimento em 2020, tendo como pilares estratégicos a economia circular, a rastreabilidade da cadeia de valor e a neutralidade carbónica, entre outros. O projeto foi consolidado em 2022 e promoveu a maturação da sua política de economia circular. Outro exemplo de sustentabilidade da empresa é o projeto LOOP: a transformação de resíduos de produção em fio reciclado certificado GRS. Recorde-se que a FORTeams Lab já tinha vencido na edição passada na categoria geral.

Vital Home, no mercado desde 1911, tem-se afirmado como uma empresa exportadora: 70% da sua faturação já é proveniente da exportação de produtos para destinos como França, Espanha e Itália. Os objetivos têm sido atingidos graças à aposta na participação regular em feiras internacionais como a Heimtextil, Intirio, Habitat, entre outras.

Por fim, com sistemas presentes em mais de dez países, a Smartex.ai tem feito um trabalho notável no melhoramento do seu software de inteligência artificial para detetar imperfeições nos tecidos, ajudando as marcas a melhorarem o controlo da produção e aumentarem a qualidade.

Partilhar