06 março 19
Têxteis técnicos

T

Smart Inovation e Inovafil fazem fio retardante de chama

A Smart Inovation (SI) e a Inovafil desenvolveram em parceria um inovador fio retardante de chama que já se encontra em fase de ensaio no CITEVE.

“Estamos a conseguir a resistência às lavagens”, garante Mário Brito, responsável da Smart Inovation, uma empresa de Barcelos que nasceu a partir de um spin off da Universidade do Minho e se dedica ao desenvolvimento de soluções no domínio na nanotecnologia com aplicações na indústria têxtil, no âmbito da saúde, proteção e bem estar.

Ao seguir para montante, aplicando o acabamento funcional na rama e fornecendo os fornecedores de fio, a SI pretende melhorar eficácia das suas partículas, sendo que o desafio é garantir que elas mantém a penetração na fibra, aguentado todas as fases do processo de fabrico até se chegar ao produto final.    

“Não utilizamos microcápsulas, mas sim um sistema único de funcionalização de substratos, as partículas SI”, explica o responsável pela Smart Inovation, acrescentando que a tecnologia da empresa está patenteada em 147 países.

A SI tem produtos em sete áreas – ácaros, térmitas, repel mosquito, batericida, frieiras, pé do diabético e pé de atleta -, sendo que os princípios ativos que usa estão aprovados pela OMS, FDA e EPA.

Partilhar