15 Fevereiro 2018
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PV de Paris entusiasmou empresas portuguesas

Os empresários portugueses estão particularmente entusiasmados com a forma como decorreu nos primeiros dois dias a Première Vision de Paris, que termina esta quinta-feira. Entusiasmados com a forma mas também com o conteúdo, traduzindo-se este conteúdo num aumento significativo do número de visitantes e de potenciais clientes que passaram (e ainda estão a passar) pelos stands das 58 empresas portuguesas presentes no certame.

Gabriela Melo, directora de criação e design da Somelos Tecidos, explica que durante estes três dias da feira “houve não só um aumento significativo do número de visitantes comparativamente com as edições anteriores, mas também um aumento de potenciais clientes, o que poderá traduzir-se em novas oportunidades de negócios”. “Há um sinal claro de que há cada vez mais clientes interessados na ITV portuguesa”, acrescenta.

“No stand da Somelos aumentaram tanto os visitantes como os clientes. Também sabemos que a colecção Somelos é uma referência a nível mundial”, adianta.

Já António Cunha, director comercial da Orfama, alinha pelo mesmo diapasão. “Nota-se muito mais movimento na feira deste ano e uma procura nítida dos produtos made in Portugal ou made in Europa”, sublinha, atribuindo esse aumento de visitantes e clientes em comparação com anteriores edições da PV ao facto de “os preços dos artigos na Ásia estarem a aumentar não só por causa da matéria-prima, mas também da mão-de-obra”.

“Há sinais no sentido de que muitas empresas querem mudar a produção para a Europa, designadamente para Portugal, na área do fast fashion”, revela António Cunha que considera o “made in Portugal” como uma mais valia para que ocorra essa passagem da Ásia para a Europa em termos de produção. Ressalva, no entanto, que “só mais à frente é que vamos perceber se esses sinais se vão traduzir em mais negócios” para a ITV portuguesa.

Já na área das malhas, Mário Jorge Silva, CEO da Tintex, está também muito satisfeito por não só o seu stand ter sido “elogiadissimo” pela imagem de modernidade que dava, destacando a aposta na sustentabilidade e na ecologia, como também por a sua empresa ter sido seleccionada pela organização da PV de Paris para os finalistas do concurso da “melhor empresa” presente no certame.

Tal como Gabriela Melo e António Cunha, também Mário Jorge Silva fala de um aumento de visitantes e clientes e do reconhecimento destes de que a Tintex “é uma referência a nível mundial e é uma das empresas mais conhecidas na feira em termos de sustentabilidade”. “Somos reconhecidos pela qualidade dos nossos produtos, não só pela vertente ecológica, mas também por serem bonitos”, sublinhou.

Estreante na PV de Paris, António Falcão, CEO das Fibras Falcão, conta que “foi apalpar terreno” e “sem grandes expectativas” nesta primeira vez em que a sua empresa participou na Première Vision de Paris. “Olhe, estou com uma impressão muito positiva nestes primeiros dias de feira. Apresentamos artigos novos. Tivemos contactos com clientes com os quais já trabalhamos no passado. Tivemos contactos com potenciais novos clientes. É claramente um balanço positivo”, descreveu António Falcão, que estava de tal forma satisfeito com a estreia da sua empresa na PV de Paris que pensa aumentar o tamanho do seu stand num próximo certame, já que o agora utilizado só lhe permitiu apresentar uma pequena parcela dos novos produtos da sua empresa.

Face a este feedback percebe-se assim a razão pela qual  a cidade luz continua a ser uma atracção para a ITV portuguesa.

Além das quatro empresas já citadas, também estão presentes  na área de tecidos, Fabrics, a A.Sampaio&Filhos, Acatel, Albano Morgado, Familitex, Joaps, Lemar, LMA alitecno®, Luís Azevedo&Filhos, Lurdes Sampaio, NGS Malhas, Otojal, Sidónios Knitwear, Texser e Troficolor.

Presença assídua neste certame desde 2009, a especialista em malhas, Lurdes Sampaio sugere malhas com fibras e acabamentos sustentáveis. “As nossas expectativas são boas, este é um mercado com elevada importância para nós e queremos dar continuidade ao trabalho que temos desenvolvido”, explica Conceição Sá, CEO manager da empresa.

Ainda nas malhas, contamos com a presença da NGS Malhas, também presença habitual na PV. Em destaque estará uma nova coleção de malhas técnicas e ricas no que concerne à composição. “Consolidar a nossa presença neste mercado, é o nosso principal objectivo”, sublinha Sara Pinto.

No stand da Troficolor, o destaque vai para a coleção SS19 onde os denims de diferentes pesos e composições, orgânicos (Denims e PFD’s com certificação GOTS), red selvedge, linhos e misturas, tencell, sarjas, canvas, popelines prontos a tingir(100% CO; CO EA), ocupam um lugar de destaque. Para Celeste Freitas, export manager da empresa, esta é uma feira de carácter obrigatório. “Paris é reconhecida internacionalmente como a capital da moda. A Première Vision é passagem obrigatória! É uma montra para os nossos produtos e um canal privilegiado de contacto com clientes. Distingue-se como sendo o checkpoint dos profissionais das mais importantes marcas internacionais”, diz.

Já a Filasa/MAF, Fifitex by SMBM e Têxtil António Falcão são as empresas presentes na área de fios, Yarns.

Na sua segunda participação, a fabricante de fios têxteis Fifitex by SMBM parte para a cidade luz com boas expectativas, nomeadamente aumentar a visibilidade da marca, assim como também incrementar a carteira de clientes.

“Esta coleção combina fibras naturais, artificiais e sintéticas misturadas com mentalidade inspiradora, fornecendo fios de moda irreverentes e elegantes. O linho e a seda voltam a marcar presença nesta coleção, assim como as fibras sintéticas como poliéster, poliamida e viscose, misturados com fibras naturais para obter tecidos de execução. Também os reciclados têm um papel predominante nesta temporada, tendo sido desenvolvida uma coleção especifica de poliéster reciclado”, revela Bernardino Ferreira, sales manager da marca.

Na área de acessórios, Accessories, estão presentes a Bordados Oliveira, a Envicorte e a Idepa.

Também estreante na PV, a Envicorte destaca para esta participação a lingueta e os plissados. “Este é um mercado que dita tendências e tem uma grande visibilidade a nível internacional. As nossas expectativas relativamente à feira são, expandir o negócio a nível internacional, e consequentemente aumentar as exportações e o volume de negócio”, indica comercial da empresa.

Na área de confecção, Manufacturing, estarão presentes a A.J.Gonçalves, a J.Caetano&Filhas Lda, a Siena, a Soeiro Centro Textile e a Triwool.

Estarão ainda presentes mais 12 empresas portuguesas que acompanham o projecto FROM PORTUGAL: Adalberto Estampados, Fitecom SA, Gierlings Velpor, Paulo de Oliveira, Penteadora, Riopele, Somelos Tecidos, Tessimax Lanificio, TMG Textiles, Vilarinho, Lipaco e Orfama/Montagut Industries.

A participação destas 26 empresas portuguesas na Première Vision Paris é uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto From Portugal é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020.

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