02 Outubro 2019
Editorial

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Preparar um novo ciclo entre o Brexit e a guerra China/EUA

Enquanto feira de toda a fileira têxtil/moda, o Modtissimo é sempre o espelho e barómetro das tendências, cujo balanço final o presidente da ATP aguarda, por isso, com redobrada expectativa. Seja como for, e num contexto dominado pelas incertezas associadas ao brexit e à guerra comercial que envolve os EUA e a China, Mário Jorge Machado diz que 2019 será sempre para o sector um ano de transição e de preparação para um novo ciclo.

Com a dificuldade e incertezas como mote e desafio para a constante melhoria e reinvenção, o presidente da ATP conclui que “ainda bem que assim é”, como deixa claro na mensagem publicada no editorial do catálogo da feira que decorre hoje e amanhã:

Um primeiro choque competitivo 

Depois de um longo ciclo positivo, a indústria têxtil e vestuário portuguesa enfrenta no corrente ano um primeiro choque competitivo relevante e de resultado ainda incerto.

A conjuntura internacional arrefeceu de forma mais rápida do que era esperado, motivada pela guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, pelo arrastar e imprevisibilidade do “Brexit” e pela retração da economia alemã, motor da Europa.

Os dados de comércio externo até Julho último evidenciam sinais contraditórios do que poderá ser o ano económico: ora temos meses com registos positivos, ora temos outros com negativos, não deixando margem para ver qual será a tendência final. Ainda.

Uma coisa é certa: subindo ou descendo as exportações, no ano de 2019, estas nunca mostrarão um desvio significativo, podendo mesmo afirmar-se que este será um ano de transição e de preparação para um novo ciclo.

O Modtissimo, enquanto feira de toda a fileira têxtil moda, é sempre o espelho e barómetro das tendências, pelo que, o sector aguarda com expetativa a sua realização para alcançar alguma luz para futuro.

Algo podemos sempre dizer com toda a segurança: suceda o que suceder, a ITV portuguesa não baixará os braços, encontrará soluções criativas, intensificará a sua modernização e esforço comercial no exterior, procurando clientes alternativos e mercados diversos, trabalhará ainda mais os seus elementos diferenciadores, como a inovação, o design e o serviço, para se fixar no mercado do valor e se afastar cada vez mais do destrutivo mercado do preço.

Este é um sector para profissionais que têm uma paixão pela sua profissão.

As dificuldades são o mote para a melhoria constante, o desafio à sua reinvenção e a garantia da sobrevivência. E, diremos, para concluir: ainda bem que assim é!

Mário Jorge Machado

Presidente da ATP

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