11 Fevereiro 19
Feiras

T

Première Vision: Verde é a cor das esperanças nacionais

É a maior e mais icónica feira têxtil do mundo e Portugal quer aproveitar para afirmar o seu valor para os mercados externos. A próxima edição da Première Vision Paris arranca já esta terça-feira e a delegação From Portugal vai fazer-se notar com a participação de mais de 40 empresas e uma forte aposta em produtos inovadores e sustentáveis.

Realizada duas vezes por ano, a feira parisiense é sempre um momento decisivo para muitas têxteis nacionais, que colocam cada vez mais os mercados externos no centro das suas agendas. Com a primeira edição de 2019 a decorrer entre esta terça e quinta-feira (12 a 14 de Fevereiro), a delegação portuguesa parte para Paris determinada a conquistar novos clientes.

A. Sampaio, Acatel, Adalberto Sampaio, Albano Morgado, Avelana, Bordados Oliveira, Envicorte, Familitex, Filasa, Gierlings Velpor, Idepa, J. Caetano & Filhas, JFA, Joaps, Lemar, LMA, Luís Azevedo, Lurdes Sampaio, NGS Malhas, Orfama, Otojal, Paulo de Oliveira, Penteadora, RDD, Riopele, R. Lobo, Siena, Sidónios, Soeiro, Somelos, SMB, Tessimax, Texser, Têxtil António Falcão, Tintex, TMG, Trimalhas, Triwool, Troficolor, Trifitrofa e Wat são os representantes “From Portugal” na Première Vision, numa delegação que abrange os vários sectores da feira, desde os tecidos às malhas, passando pelos fios e acessórios.

Perante uma audiência prevista de 50 a 60 mil visitantes, as empresas nacionais querem afirmar Portugal como uma das grandes potências internacionais, especialmente na vertente sustentável e ecologica. “Há uma grande aptidão do mercado por materiais reciclados e sustentáveis, vamos ter um foco cada vez mais acentuado para este sector do mercado” afirma Ricardo Ferreira, CEO da Siena, empresa têxtil de Santo Tirso que vai marcar presença no sector de manufacturing.

Fibras produzidas a partir de caule de milho, cânhamo, urtigas ou pelo de Iaque são apenas alguns exemplos de soluções orgânicas e ecológicas que as empresas nacionais levam a Paris, onde também vão ser apresentados muitos produtos reciclados, a partir de antigos têxteis ou até mesmo de plásticos recolhidos no oceano.

“A defesa da sustentabilidade já não é nova para nós, mas temos novos artigos, como a conjugação do poliéster reciclado com canhamo, e a aplicação de brilho e outros acabamentos a malhas sustentáveis”, explica João Mendes, administrador da A.Sampaio, uma das empresas com presença marcada no sector dos tecidos.

Com esta aposta em produtos ecologicamente responsáveis, a indústria nacional assume uma estratégia especialmente orientada para os mercados mais maduros, como os países nórdicos, a América do Norte e os grandes centros europeus, onde se sente cada vez mais a sensibilidade do público para questões ambientais.

A participação das empresas portuguesas na Première Vision é uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020.

Partilhar