27 setembro 19
Malhas

T

P&R vai começar a fabricar equipamentos para Tóquio 2020

A P&R Têxteis está a começar a produzir, na sua fábrica em S. Veríssimo, Barcelos, os equipamentos que centenas de atletas olímpicos, de diversas modalidades e diferentes países, vão usar nos Jogos de Tóquio 2020.

Adidas, Asics e Tyr são algumas das marcas que recorrem à P&R para desenvolver e fabricar os seus equipamentos. A empresa de Barcelos também veste os nossos olímpicos em pelo menos duas modalidades –  ciclismo e triatlo – na sequência de acordos estabelecidos com as respectivas federações.

“Os protótipos dos equipamentos já foram desenvolvidos e aprovados. As encomendas já foram recebidas. Vamos iniciar a produção já em outubro, pois tudo tem de estar entregue até ao início da primavera”, conta Duarte Nuno Pinto, 64 anos, economista e CEO da P&R.

Para os japoneses das Asics a P&R vai fornecer os equipamentos para selecção nacional sul-africana de rugby (os Springboks).

Já grande maioria dos equipamentos dos atletas olímpicos vestidos pela Adidas, quer nas modalidades individuais (atletismo, ténis …) ou coletivas (caso da selecção francesa de andebol ou dos All Blacks) são produzidas em Barcelos pela P&R – que também estará representada na piscina dos JO de Tóquio, pois é fornecedora da Tyr.

A empresa portuguesa já tem um vasto curriculum olímpico. Usain Bolt (Londres 2012) e Nelson Évora (Pequim 2008) conquistaram o ouro vestidos com equipamentos made in Portugal by P&R.

Desde Atlanta 96 que a P&R fornece ininterruptamente equipamentos à Adidas, não só para os Jogos de verão mas também para as Olimpíadas de Inverno. 

“No vestuário têxtil somos o mais antigo fornecedor regular da Adidas em todo o mundo”, afirma o CEO da P&R, uma empresa que emprega 220 trabalhadores e faz um volume de negócios de 15 milhões de euros, dos quais mais de 90% é exportado.

Sempre com os olhos postos no futuro, a empresa de Barcelos está já a desenvolver os equipamentos que os olímpicos alemães vão vestir nos Jogos de Inverno de Pequim 2022, nas provas de esqui, biatlo e crosscountry.

“Estamos a fazer testes num túnel de vento, na Alemanha, para afinar as nossas soluções de acordo com as condições atmosféricas esperadas para 2022 em Pequim”, conta Duarte Nuno.

“Somos uma empresa altamente tecnológica, vocacionada e especializada na produção de vestuário muito técnico para desporto”, conclui Duarte Nuno, um viciado em desporto que na sua juventude foi guarda redes de futebol, nos juniores do Gil Vicente, e jogou voleibol a nível federado no Óquei de Barcelos .

Partilhar