24 Outubro 2017
Formação

T

P&R Têxteis e Modatex formam costureiras

Iniciou-se mais uma acção do projecto Formar para Empregar, do Modatex, de forma a responder às necessidades da P&R Têxteis ao nível de profissionais qualificados na área da confecção e na adaptação de peças de vestuário.

A formação teve início no dia 16 de Outubro e será constituída por três fases: a primeira será realizada nas instalações do Modatex, no Polo de Barcelos; a segunda e terceira fases, onde se inclui o estágio, vão decorrer nas instalações da Academia de Formação da empresa.

Este projeto resultou do trabalho sinérgico entre o Modatex, o Centro de Emprego de Barcelos e a empresa P&R Têxteis, S.A..

A falta de costureiras tem sido apontada como aflitiva pela generalidade dos empresários do sector, a ponto de poder por em causa a capacidade exportadora e ter levado algumas empresas a deslocalizar a produção para o norte de África.

A questão da escassez  de mão de obra foi também levantada em recente entrevista que o presidente da ANJE deu ao Expresso, denunciando que “há quem queira investir em fazer fábricas e não tem trabalhadores”.

A falta de recursos humanos especializados, disse Adelino Costa Matos, é uma questão crítica, que “tem de ser pensada dez anos à frente”, pelos responsáveis políticos. “É preciso revitalizar os centros de formação profissional de forma a direccionar os jovens sem formação universitária para os setores tradicionais, porque o estigma dos baixos salários está a acabar”, apontou o líder dos jovens empresários.

Partilhar